Boletim Unicap

Noite de emoção na Colação de Grau dos concluintes do CCBS e CCT da Católica

IMG_9129_

A Universidade Católica de Pernambuco realizou, na noite desta segunda-feira, dia 23 de janeiro, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, sua Colação de Grau dos cursos dos Centros de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) e Ciências e Tecnologia (CCT). A cerimônia foi pautada com os melhores sentimentos, como emoção, felicidade, gratidão, saudade, paz, orgulho e esperança, por parte de todos os envolvidos, formandos, familiares, funcionários, professores, gestores e pelo Reitor.

IMG_9080_

Na abertura do evento, foi realizado um culto ecumênico concelebrado pelo Padre Christiano Souza e Silva e pelo Pastor Marcelo Ximenes. O ritmo e emoção da cerimônia foi dado pelo grupo MBP Unicap, formado por Carlos Lima, na bateria; George Rocha (Músico convidado), na percussão 1; Jefferson Lopes, na percussão 2; Alex Cumarú, no teclado; João Bastos, no contrabaixo; Percy Marques, violão e guitarra; Alexandre D´lamare, saxofone, e nos vocais, professor Newton Cabral, Laís Xavier, Surama Rheis, Jéssica Aragão e Natércia Dantas.

IMG_9115_

A mesa da cerimônia da Colação de Grau foi formada pelo Reitor da Católica, presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc) e presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc), Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, e pelos diretores dos Centros de Ciências e Tecnologia, professora Andrea Câmara, e Ciências Biológicas e Saúde, professor Luiz Vital Cunha. Compuseram, também, a mesa, os coordenadores dos cursos de Ciência da Computação, Márcio Bueno; Engenharia Civil, Caetano Monteiro; Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Licenciatura em Química, José Edson Souza; Matemática, João Antônio Filho; Ciências Biológicas, Luiz Costa; Fisioterapia, Cristiana Almeida; Fonoaudiologia, Conceição Silveira; Psicologia, Ana Lúcia Francisco, e Arquitetura e Urbanismo, Paula Maciel, na ocasião, representada pela professora Andrea Câmara.

IMG_9090_

Após a formação da mesa, os formandos foram cumprimentados pelo público, que lotou o teatro. Em seguida, o Reitor Padre Pedro Rubens fez sua saudação inicial e convidou a todos para a execução do Hino Nacional, cantado pelo MPB Unicap. Na sequência, o orador Alexandre Sette, do curso de Engenharia Química, se pronunciou em nome dos formandos do 2º semestre de 2016. Representando os coordenadores dos cursos, a professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Conceição Silveira, fez seu pronunciamento.

IMG_9176_

Receberam, na cerimônia, a Láurea Acadêmica os formandos:

Hadassa Alves, Arquitetura e Urbanismo;
Lucas Farias, Ciência da Computação;
Rafael Viana, Engenharia Civil;
Maria Juliana Cruz, Engenharia Ambiental;
Alexandre Sette, Engenharia Química;
Joas Souza, Química;
Camila Melo, Ciências Biológicas;
Matheus Magalhães, Fisioterapia;
Marcela Barbosa, Fonoaudiologia;
Claudio Albuquerque, Psicologia.

IMG_9193_

O juramento foi realizado pelo formando, que obteve o maior coeficiente, dentre os laureados, Lucas Farias, do curso de Ciência da Computação, e repetido por todos os concluintes.

IMG_9204_

“Assumo publicamente o compromisso de honrar os ensinamentos de minha formação, baseada em princípios éticos e valores humanísticos. Prometo, no exercício da minha profissão, respeitar as diferenças, combater qualquer discriminação e buscar contribuir para o pleno desenvolvimento das pessoas e da sociedade, segundo as leis do meu país e às aspirações de meu povo. Prometo!”

O Reitor Padre Pedro Rubens concedeu o Grau aos formando dizendo: “Eu, Pedro Rubens Ferreira Oliveira, na qualidade de Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, de acordo com as leias da República Federativa do Brasil, conforme preceitua nossa legislação, concedo o título de graduado aos concluintes 2016.2”

IMG_9235_

Em seguida, a formanda Karina Paiva recebeu o anel de formatura de seu padrinho Sérgio Paiva, que é professor do CCT. Gesto seguido por todos os padrinhos e formandos.

IMG_9289_

Em seu pronunciamento final, Padre Pedro Rubens, falou sobre: “A esperança como terceira margem do rio… Duas palavras resumem e traduzem os sentimentos do tempo presente: crise e incerteza. Uma série de crises estão interconectadas, agravando a pista de solução:

  • uma crise política que vira a mesa da democracia, reinventa formas de autoritarismo e polariza cidadãos no mundo inteiro;

  • uma guerra mundial que não foi decretada, mas acontece em fragmentos com países em conflitos, multiplicação de casos de violência com requinte de crueldade, além de formas aleatórias de homicídios;

  • e uma crise cultural bastante paradoxal: vivemos uma revolução com as possibilidades infinitas de comunicação e, ao mesmo tempo, experimentamos uma incapacidade humana de entendimento, superficialidade nas relações e falta de credibilidade…

Uma crise, portanto, generalizada que suscita todo tipo de incertezas: afinal, até que ponto as decisões do passado histórico não fracassaram e questionam o progresso prometido? No presente, estamos mergulhados na incerteza, inclusive sem compreender bem o que está mesmo acontecendo; e, sobre o futuro, nossa incerteza parece ainda maior… Aliás, haverá futuro para nosso planeta e para a humanidade?”

Padre Pedro Rubens falou também de esperança e citou o poeta pernambucano Daniel Lima “esperança não é esperar, mas caminhar…” e apresentou um caso real de esperança e superação, o de um ex-aluno de Arquitetura e Urbanismo. “Ednailton Félix era um menino de família de baixa renda, que vinha de San Martin, Zona Oeste do Recife, para estudar na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista. Foi assim da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio no Liceu Nóbrega. Quando ele passou no vestibular foi só atravessar a mesma rua para mais cinco anos de estudos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco.

A excelente nota que tirou no Enem fez Ed ganhar uma bolsa de 100% do Prouni. O amor pela Arquitetura começou quando ele observava o avô, que era pedreiro, trabalhar como mestre de obra. Desde criança, ele tinha o sonho de estudar na França. Ed começou a estudar francês aos 14 anos no centro público de línguas do Colégio Estadual Luiz Delgado, no Recife. Para se dedicar ainda mais à língua, ele trancou o curso na Católica para concorrer a uma vaga na Escola Nacional Superior de Arquitetura de Lyon. Ed enfrentou uma dura concorrência com estudantes de vários países. Eram poucas vagas para estrangeiros. O menino, que a esta altura havia se mudado para o bairro de Maranguape II, em Paulista, passou. Mas as condições financeiras da família não eram suficientes para ele concretizar o sonho conquistado. Foi um período crítico, de depressão, de revolta, de vontade de desistir. Mas a paciência superou a frustração, a determinação venceu a revolta.

Ed continuou estudando francês e fez uma outra seleção, agora na Escola de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Lille, Norte da França. Ed foi aprovado e as condições oferecidas pela bolsa da instituição francesa possibilitaram ao jovem sonhador embarcar para a França. Há\ exatamente um ano, Ed concluiu o máster em Arquitetura, tornando-se o primeiro brasileiro a obter este diploma da instituição francesa. A proeza habilita Ed a atuar como arquiteto em toda a Europa.  Diante de sua trajetória de sacrifício e dedicação a mensagem que ele passa para a pessoas que ainda estão no meio do caminho é a seguinte. Paciência. O segredo é ter paciência e não desistir nunca. Ser persistente.”

O Reitor, emocionado, foi aplaudido por todos.

Para ler o discurso na íntegra, clique aqui.

IMG_9349_

Em seguida, foi executado e cantado pelo MPB Unicap o Hino de Pernambuco. No final, os concluintes jogaram para cima seus capelos.

IMG_9425_

Finalizando a cerimônia, e de forma pioneira, a Católica entregou aos formandos seus diplomas. A confecção dos diplomas, a tempo para a colação, foi fruto do trabalho dos funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE), que na ocasião estavam representados por Edjane Cruz, Taciana Farias, Kamar Costa, Fátima Dantas, Maria do Carmo do Nascimento, Cíntia de Andrade e pela diretora, Teresa Peretti.

IMG_9085_

IMG_9034_Em entrevista a reportagem do Boletim Unicap, Bruna Melo, concluinte do curso de Fisioterapia, acompanhada do seu noivo, Andrey Victor, falou sobre seu sentimento. “O sentimento que tenho é de gratidão a Deus por a gente ter conseguido superar os obstáculos e ter sido amparada em todas as dificuldades, seja através de um professor, seja através de nossa família, dos nossos amigos, nossos noivos e companheiros que fizeram acontecer, com compreensão das vezes que a gente precisa estudar e não podia sair. É uma sensação de plenitude, de gratidão a Deus por ter escolhido o melhor curso e a melhor universidade. Minha meta agora é passar na Residência para poder me capacitar e seguir de maneira digna e capacitada.”

Entrevista-AdrianaAdriana Firmo Nunes de Oliveira, mãe da formanda de Arquitetura, Vanessa Oliveira, acompanhada do marido, Antônio Henrique Nunes de Oliveira,  falou sobre a cerimônia: “Noite muito especial. Orgulhosa e feliz pela conquista da minha filha Vanessa Firmo Lima Nunes de Oliveira! A Católica promoveu uma linda cerimônia, alegria e animação foram um dos pontos altos!”

 

 

 

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário