Boletim Unicap

Nelson Werneck Sodré é celebrado no último dia do Intercom

Texto: André Amorim

No ultimo dia do Intercom, professores, pesquisadores e estudantes discutiram o centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré. A mesa-redonda, realizada na tarde de terça-feira (6), foi mediada pela professora Ana Paula Goulart Ribeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contou com a presença do presidente de honra da Intercom, o jornalista José Marques de Melo; a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e filha do homenageado da mesa, Olga Sodré; a antropóloga da UERJ, Luitgarde Cavalcanti Barros: e da pesquisadora da Fundação Armando Alvares Penteado, Gisely Hime.

Para a professora Ana Paula Goulart Ribeiro, mais do que celebrar os cem anos do nascimento de Nelson Werneck Sodré, o encontro teve como objetivo rediscutir a obra de um dos mais importantes historiadores brasileiros. “O nosso papel é rediscutir a obra dele. Não apenas comemorar o centenário, mas rediscutir o trabalho dele e tirar o melhor proveito possível”, disse.

Mesmo ainda faltando um ano para a realização do próximo Intercom, o presidente de honra da entidade fala com entusiasmo da edição do ano que vem. “Foi muito importante termos discutido Sodré e McLuhan. Espero que ano que vem nós possamos trabalhar com o centenário do equatoriano José Fernandez”, disse.

Olga Sodré, filha do escritor, agradeceu a presença de todos os pesquisadores, professores e estudantes que prestigiaram o evento e a disponibilidade em discutir a obra de Nelson Werneck. “O professor José Marques de Melo vem trabalhando o tema. Ano passado tivemos uma mesa com a presença de Luitgard e a Intercom tem sido uma grande parceira”, disse.

Quem foi Nelson Werneck Sodré

Nelson Werneck Sodré nasceu no Rio de janeiro, em abril de 1911. Sua estreia na imprensa aconteceu em 1924, quando tinha apenas 14 anos. Até o início da década de 1950, Sodré foi considerado um militar promissor. Por conta de ideias consideradas contrárias ao governo, em 1951 ele foi desligado do Estado-maior. Quinze anos mais tarde, em 1966, o escritor lançou uma obra que vinha preparando há alguns anos, o livro História da Imprensa no Brasil.

História da Imprensa

Na noite da última segunda-feira 5), a filha de Nelson Werneck Sodré, a também historiadora Olga Sodré, relançou o clássico História da Imprensa no Brasil, agora, publicado pela Intercom em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os detalhes do lançamento você acompanha na matéria de Tércio Amaral [link matéria].

print
Compartilhe:

Deixe um comentário