Museu de Arqueologia participa da 4ª Primavera dos Museus

O Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco realizou na tarde de terça-feira (21) a abertura das atividades que integram a 4ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, coordenado pela professora Maria do Carmo Caldas, contou com a participação da jornalista com especialidade em museologia e patrimônio cultural pelo Instituto Português de Estudos Superiores de Lisboa Gabriela Severien e com o mestre em Gestão Pública pela UFPE e técnico judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco Hélio Cavalcanti de Siqueira Campos.

De acordo com a professora Maria do Carmo, coordenadora do Laboratório e do Museu de Arqueologia da Unicap, o objetivo do encontro é trazer maiores esclarecimentos sobre o papel do museólogo e da museologia como ciência e enfocar os aspectos legais relacionados com a implantação de museus e preservação do patrimônio artístico e cultural. “A importância da palestra para a comunidade acadêmica, sobretudo para alunos de arqueologia, história e biologia é indiscutível, à medida que traz informações que complementam a formação acadêmica desses profissionais”, enfatizou.

Gabriela Severien ressaltou várias vezes a necessidade de que a comunidade buscasse visitar os museus como uma forma de lazer e os entendessem como um bem público, como um espaço feito para as pessoas.  Hélio, por sua vez, afirmou que o estado chama para si a responsabilidade de cuidar dos museus, mas não dá as condições necessárias para a preservação e manutenção do espaço. Destacou também o engessamento de processos, especialmente para licitações públicas, promovido pela burocracia, embutida na lei, o que acaba por dificultar a própria manutenção das reservas técnicas e do próprio museu.

Ao final da palestra, a professora Maria do Carmo ressaltou a importância da educação dos jovens e adolescentes para que haja uma mudança de consciência em relação à forma de ver o museu como uma instituição do povo e para o povo, que a própria comunidade procure zelá-los e exigir dos órgãos públicos competentes o cuidado necessário a sua manutenção.

O evento vai até sexta-feira (24). As escolas podem visitar o museu da Unicap agendando, antecipadamente, através do site da Universidade, clicando no link de arqueologia e, logo depois, em agendamento. Nesta quarta-feira (22), o Colégio Dom Vital levou os alunos do primeiro ano do ensino médio para visitar o museu.

Eles participaram do cinearqueologia e conheceram os fósseis da Furna do Estrago, trazidos do Brejo da Madre de Deus. Para a professora de biologia do Colégio Dom Vital, Wilnne Maria, o aproveitamento para os alunos foi excelente, já que a aula é dinâmica e os adolescentes têm a chance de ver, mais detalhadamente, o que aprendem em sala de aula.