Museu de Arqueologia da Unicap recebe prêmio nacional do Instituto Brasileiro dos Museus

O Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pela Profª Drª Roberta Richard, foi premiado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) por meio do edital Modernização de Museus. A Católica disputou com outros 137 museus do Brasil e ficou em 5º lugar na classificação nacional, mas ficou em primeiro lugar no Nordeste. O Museu de Arqueologia da Unicap é  considerado um centro de pesquisa, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

De acordo com o Portal do Ibram, o edital contemplou 28 projetos com R$ 100 mil cada, totalizando R$ 2,8 milhões voltados a iniciativas de modernização e preservação do patrimônio desenvolvidas por instituições museológicas ou por mantenedores de museus no período de 2015 a 2018.

O Museu de Arqueologia da Católica foi inaugurado em 3 de abril de 1987 com a exposição “Um cemitério indígena de 2.000 anos”. A coleção científica é fruto de materiais arqueológicos descobertos pela professora Jeannette Maria Dias de Lima durante pesquisas realizadas no Sítio Furna do Estrago, localizado no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. A maior parte desta exposição é formada por esqueletos humanos e diversos outros objetos encontrados nas décadas de 1980 e 1990.

Desde sua inauguração, o Museu vem sendo visitado regularmente por professores, pesquisadores e estudantes das redes pública e privada do estado. Em 2016, o Museu ganhou um novo endereço no Palácio da Soledade que é uma edificação tombada como Patrimônio Histórico do Recife, onde também teve início a Universidade Católica de Pernambuco.O visitante do Museu poderá viajar no tempo, no período pré-histórico e conhecer o modo de vida de uma comunidade indígena que viveu no Agreste do Estado de Pernambuco há cerca de 2.000 anos. Quem não puder visitar pessoalmente poderá fazer um tour virtual pelo site museu.unicap.br. As coleções científicas do Museu de Arqueologia estão organizadas em três coleções:

MUSARQU-E. -> A coleção etnológica conta com um acervo de mais de 9.000 peças dentre elas cerâmica, adornos, material lítico, estatuetas, vasilhames, vidros, grés, botões, madeira, tijolo, telha, esteira, cordame, instrumento musical e metais.

MUSARQU-A. -> A coleção de antropologia conta com um acervo de mais de 80 esqueletos completos e outros fragmentos, totalizando mais de 40.000 peças datando essencialmente de 2.000 anos a.p. Além dos registros arqueológicos geológicos, de animais e plantas que contam com mais de 70.000 itens.

MUSARQU-P. -> A coleção de paleontológica conta com um acervo registrado essencialmente pela fauna e flora do Pleistoceno. O acervo conta com mais de 2.000 peças.

Endereço: Rua Oliveira Lima, 824 - Boa Vista - Recife-PE.

Horário de funcionamento: segunda-sexta 08:30 - 12:00h e 14:00 - 16:30h

Fone:  +55 (81) 2119-4144 | +55 (81) 2119-4192