Museu de Arqueologia da Unicap participa da 9ª Semana Nacional de Museus

As atividades do Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco que integram a programação da  9ª Semana Nacional de Museus terão início nesta terça-feira (17). O evento vai contar com a participação de cerca de 20 escolas da rede pública e privada de todo o Estado. Cada uma vai apresentar um trabalho realizado pelos professores e alunos abordando temas como a Pré-história, os Sítios Arqueológicos, Pinturas Rupestres, entre outros. As obras ficarão expostas no hall do Bloco G da Universidade.

Além de ter como objetivo a comemoração dos 60 anos da Unicap e os 24 anos do Museu de Arqueologia da Universidade, “o evento visa criar um espaço de integração da Católica com as escolas, no qual os professores do ensino fundamental e médio podem mostrar os trabalhos realizados ao longo do ano com seus alunos”, afirma a coordenadora do Museu de Arqueologia da Católica, Maria do Carmo Caldas.

Os trabalhos serão avaliados e votados por uma banca julgadora, composta pelos professores Maria do Carmo, Maria da Conceição Bizerra, Maria Helena da Costa Carvalho, Elba Leicht, Bereneuza Ramos, Goretti Sônia e Vicente Sousa. As escolas que ficarem com os três primeiros lugares receberão um troféu e medalhas para os alunos participantes do trabalho. Já os professores orientadores vão ganhar certificado de participação no evento.

Além do evento, o Museu também promove a Mostra de Arqueologia da Universidade, a fim de contar ao púbico toda a trajetóriado espaço através da exposição “Memórias do Museu de Arqueologia”. A Mostra também aborda as pesquisas realizadas e como o trabalho do Museu é avaliado pelo público.

O Museu de Arqueologia da Católica começou as atividades em 1987 com a exposição “Um cemitério indígena de 2000 anos”. Possui um acervo arqueológico e antropológico vasto, contando como viviam os antigos habitantes do Agreste de Pernambuco. Todas peças foram descobertas em escavações realizadas pela equipe do Laboratório de Arqueologia da Unicap, na Furna do Estrago, no município do Brejo da Madre de Deus.