Mudanças na contratação do Fies vão facilitar o acesso e agilizar o crédito

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) passou por várias mudanças este ano. A partir de agora, os estudantes poderão pedir o financiamento bancário em qualquer período, sem se submeter a processo seletivo, como aconteceu de 1999 a 2009. Além disso, o programa de financiamento também vai ter reduzida a taxa anual de juros, que passou de 6,5% para 3,4%. A oferta, para 2010, é de 200 mil acessos ao crédito.

O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar o curso de graduação de estudantes matriculados em instituições particulares que tenham obtido avaliação positiva do MEC. Com as mudanças, o prazo para a quitação da dívida, que era de duas vezes o período financiado do curso, passa a ser de três vezes. Essas medidas têm por objetivo ampliar o acesso dos alunos e agilizar a concessão do crédito.

Outra mudança do Fies traz benefícios para alunos de Medicina e das licenciaturas. No caso da Medicina, o aluno poderá pagar o financiamento trabalhando em áreas de assistência definidas pelo Ministério da Saúde. Já nas licenciaturas, o usuário do Fies que, depois de formado, for trabalhar na educação básica pública, pode abater 1% da dívida a cada mês trabalhado. Neste ano, os financiamentos serão concedidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil e, em 2011, serão abertos a outras instituições financeiras.

Para os estudantes que ingressarem no Fies a partir de 2011 será exigido que o mesmo tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O MEC está avaliando a possibilidade de o candidato se inscrever no Fies antes mesmo de garantir sua vaga na faculdade.

As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico http://sisfies.mec.gov.br. O processo de inscrição passará por três etapas: no primeiro, o aluno vai informar todos os dados pessoais, do curso, do fiador e a instituição credora; no segundo fará a validação da documentação junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino, em até 10 (dez) dias; por fim, a terceira etapa é a da contratação do financiamento, que deverá acontecer em até 20 dias após a validação dos documentos.