Mudanças climáticas na pauta do projeto ‘Quarta Ambiental’

foto 2 (49)
Coordenador do projeto, professor Edson, e o convidado Vinícius

Até que ponto a ação do homem está influenciando as mudanças no clima da Terra? O questionamento foi o mote da palestra do meteorologista Vinícius Gomes. Ele foi o convidado do projeto Quarta Ambiental desta tarde (16).

Graduado pela Universidade Federal de Alagoas e mestre na mesma área pela Universidade Federal de Campina Grande (PB), ele começou a explanação situando o curso. “Esse conhecimento está na área de exatas e utiliza os princípios da Física aplicados à atmosfera”.

E foi com números e modelos matemáticos que Vinícius apresentou contrapontos ao discurso do aquecimento global como consequência da ação humana. Para o meteorologista, as mudanças climáticas são provocadas, em sua maior parte, por fenômenos naturais a exemplo do El Niño e La Niña.

Vinícius falou também da concentração de gás carbônico na atmosfera. Dados mostrados por ele indicam que a concentração atual desse gás são similares aos anos de 1820 e 1940, quando a atividade industrial e a população eram menores. “A água é o líquido da vida e o CO2 é o gás da vida. Ele é fundamental para o crescimento das plantas que o usam como alimento”.

No entanto, Vinícius admite que o crescimento demográfico e a consequente urbanização da população em escala exponencial mudam as condições de determinados locais. “Os impactos no microclima existem, mas ainda não há comprovação científica definitiva de que haja influência no clima global”.

O palestrante explicou as ações do Sol sobre o clima terráqueo. A estrela tem ciclos a cada 11 anos entre maior e menor atividade e isso interfere na temperatura global. “A Terra teve mais períodos frios do que quentes e o ser humano se desenvolveu justamente nessas eras interglaciares”, disse Vinícius ao comentar a previsão sobre a onda de frio prevista entre os anos de 2020 e 2030.