Missa de Santo Inácio reúne professores e funcionários

Antes do encerramento da 2ª Jornada Comunitária com um happy hour, professores e funcionários da Católica participaram, na tarde desta quinta-feira (3), da missa de Santo Inácio.

Inquieto, o bravo cavaleiro medieval tinha o desejo de conquistar muitas glórias através  das grandes batalhas, casar-se com uma bela dama e entrar para a nobreza espanhola, até que um balaço de canhão o atingiu numa batalha contra os franceses e o fez ficar doente. A partir daí, ele iniciou um longo processo de conversão até iniciar seus estudos. Não fez seus cursos de teologia numa universidade espanhola, procurou o centro da efervescência das novas ideias que era Paris. Lá, ele conheceu outros estudantes que sonhavam com um mundo novo e, assim, se deu o início da ordem dos Jesuítas, a Companhia de Jesus.

“Pra gente, Santo Inácio é muito importante porque ele foi o iniciador dessa maneira de ver o mundo e sonhar um mundo diferente, criando as missões, que são como as da Universidade. Tudo isso aconteceu enquanto ele era universitário”, ressaltou o Reitor, Padre Pedro Rubens, que presidiu a missa.

Durante a celebração, a comunidade universitária entoou cânticos, partilhou o pão e pediu por mais amor, respeito e um Brasil melhor (Na oportunidade, os Padres Jesuítas aproveitaram para ler uma nota sobre a situação atual do Brasil).

A recém-chegada de São Paulo, professora Alzirinha Souza, que fará parte dos Mestrados em Teologia e Ciências da Religião, aproveitou o clima de comunhão da missa para falar que se sentiu bem recebida por todos. “É a minha primeira vez na Universidade. Estou impressionada com o acolhimento, proximidade e partilha de conhecimento da organização de trabalho. Para mim, que estou chegando, está sendo uma experiência bastante positiva”.

A mensagem trazida pelo Padre Pedro abordou o contraste entre bênção e maldição “Nas encruzilhadas da vida temos caminhos que são abençoados e quanto mais a gente caminha neles, mais podemos perceber que tem um retorno para nós e para os outros e há caminhos que não são os melhores. Daí começamos a sofrer o impacto das consequências, então a leitura de hoje foi uma em que Deus coloca diante de nós a bênção e a maldição, vida e morte. O desejo d´Ele é que a gente tenha liberdade para escolher, mas ao mesmo tempo que a gente escolha o melhor para nós e para os outros”, destacou Padre Pedro.

Fotos: Marcela Dubourcq