Missa de 7º Dia do Padre Ferdinand é marcada pela emoção e saudade

O clima de emoção e saudade tomaram conta da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, onde foi realizada a missa de 7º Dia pelo falecimento do Padre Ferdinand Azevedo. Amigos, colegas, professores e funcionários compareceram em peso à celebração, que contou com a participação de todos os jesuítas da comunidade do Recife. A cerimônia foi presidida pelo Pró-reitor Comunitário e o novo Provincial dos Jesuítas do Nordeste, Padre Miguel Martins. Também esteve presente na missa o cônsul do Estados Unidos no Nordeste, Christopher Del Corso.

A missa começou ao som de cânticos religiosos e da oração de Santo Inácio de Loyola executados por flauta, instrumento musical do qual Padre Ferdinando mais gostava. “A vida não começa e nem acaba na Terra. A passagem por aqui só tem sentido quando vivida em Deus”, disse Padre Miguel em suas primeiras palavras. Ele registrou o apoio que a comunidade jesuíta vem recebendo da sociedade. “Nós recebemos mensagens de força de várias partes: do provincial da Califórnia, do assistente do Padre Geral, de todas as províncias (jesuítas) do Brasil e América Latina e, como não poderia deixar de ser, dos amigos”.

Em meio aos ritos, Padre Miguel pediu minuto de silêncio e, logo depois, colocou o microfone à disposição de quem quisesse deixar alguma mensagem ou falar sobre o Padre Ferdinand. E aí mais emoção. Entre os amigos que deram depoimento estava Tereza Pereira . Ela relembrou a sua primeira comunhão, celebrada pelo Padre Ferdinand. “No momento mais difícil da minha vida, eu pude contar com ele. Padre Ferdinand tinha uma capacidade incrível de escutar. Seja qual for o motivo, tenho certeza que os anjos do Senhor te pegaram pelas mãos!”.

A decana da Unicap,  professora Mirian de Sá Pereira, relembrou um momento de descontração vivido junto ao Padre Ferdinand. “A Blibioteca havia mudado de lugar e na época eu fiz uma oração. Ao final, Padre Ferdinand disse sorrindo para o então Reitor, Padre Peters: ‘Tá vendo Peters, a professora Mirian é mais jesuíta que a gente. E agora, o que é que a gente faz com ela?’ ” contou a professora emocionada.

O último a falar foi o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Ele relembrou o momento em que a nova marca da Universidade foi apresentada ao Padre Ferdinand, que havia escolhido a asa branca como símbolo da Unicap. ” Havia um certo suspense em torno da reação dele”. Ao ver o símbolo renovado Padre Ferdinand surpreendeu a todos. “Todo mundo gostou e está mais bonita que a outra. Pra mim, está ótima”, contou Padre Pedro, que ainda falou sobre o jeito cordial do amigo. “Era uma pessoa séria, mas de humor permanente. O seu primeiro gesto ao nos encontrar era sempre o sorriso”.