Minicursos movimentam a Semana de Teologia

Na manhã desta quinta-feira (26), às 10h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) a Semana de Teologia  teve continuidade com a realziação do minicurso: “Cristianismo e Diálogo na Patrística”, ministrado pelos professores de Teologia e Filosofia da Unicap Luís Moura e Nilo Ribeiro.

“Esse é um evento interdisciplinar, ou seja, o Cristianismo dialogando com a Filosofia e as culturas da época. Hoje, precisamente, vamos tratar de dois teólogos da antiguidade, Justino Mártir e São Clemente de Alexandria, como exemplo de teólogos que souberam dialogar o cristianismo com a cultura da época”, ressaltou Luís Moura no início da palestra.

O minicurso contou com a participação de três alunos do curso de Filosofia, Kaio Henrique, Ênio Júnior e Charles Araújo, que debateram sobre a história e vida de São Clemente de Alexandria. Como ele tratava a Filosofia e como ele compartilhava seu conhecimento com a sociedade.

Também participaram três alunos de Teologia, Débora Geovana, Genilson Sousa e Pompeia Maltese, que discutiram sobre Justino Mártir, que foi um dos maiores escritores cristãos da Igreja Primitiva. Ele nasceu na Palestina, no ano 100 A.D e, em sua busca pela verdade, estudou o estoicismo, Pitágoras, Aristóteles e Platão.

Antônio José Vieira, aluno de Teologia, destaca a importância desse minicurso: “Sou aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e, com esse minicurso, nós temos a oportunidade de dar mais visibilidade ao que os alunos estão produzindo no curso de Teologia da Católica”.

A Semana de Teologia prossegue até esta sexta-feira (27) com o minicurso “Comunicação dos alunos de Teologia”, às10h, no auditório do CTCH. Às 18h30, no auditório G2, haverá a apresentação cultural do “Grupo MPB Unicap” e às 19h, também no G2, acontecerá a Conferência: “O cristianismo em diálogo com as artes“, com a Profa. Eliana Yunes (PUC/RIO).