Minicursos do Museu de Arqueologia terminam nesta sexta-feira

minicurso 1

A semana de minicursos, realizada pelo Museu de Arqueologia da Unicap, está chegando ao fim. Mas, as crianças estão tratando de aproveitar cada momento e, é claro, através de muita diversão. Nesta quarta (22) e quinta-feira (23) (terceiro e quarto dia de programação), os estudantes puderam aprender sobre cerâmica e pintura rupestre, consideradas artes de civilizações milenares. Para incentivá-los, foram feitas simulações, onde a criançada pôde restaurar pratos de cerâmicas, aprender sobre artes rupestres e desenvolvê-las e fazer esculturas com argila, que era muito usada pelas civilizações antigas.

minicurso 4Thiago Luis de Sena Almeida, 10 anos, disse estar adorando a semana e que se inspirou na aula para reproduzir sua arte na argila. “Eu to tentando fazer igual ao que eu vi na aula”. E emendou. “Mas esse vai ser o jarro do Thiago”, disse ele ao não recordar o nome da peça.

O jarro que Thiago se referia era feito de cerâmica Marajoara, que teve a primeira peça encontrada há cinco mil anos. Para Saulo Valença Filho, monitor do Museu de Arqueologia da Unicap, os alunos estão assimilando bem o conteúdo passado no dia a dia e, para ele, está sendo muito gratificante realizar esse trabalho. “É muito bom a gente poder passar nosso conhecimento para eles, de uma maneira lúdica e de perceber a resposta por parte deles. É um sentimento de que o trabalho está sendo bem feito”.

O minicurso de arqueologia está sendo uma atividade essencial para ocupar as crianças no período das férias. Para a estudante Amanda Dias, 11 anos, “as férias são um momento que a gente não tem muito o que fazer, então, o curso está sendo muito legal, pois além de aprender estamos nos divertindo”, disse. Amanda ainda fez questão de dizer o que aprendeu sobre as pinturas rupestres. “Eles usavam o sangue, porque na época não existia tinta. E para fazer detalhes mais finos, eles usavam espinho de mandacaru”.

Na sexta-feira (24), será o último dia de minicursos. Para finalizar, as crianças receberão medalhas e certificados de conclusão da semana. Os pais também poderão comparecer para prestigiar o encerramento.