Minicursos do 4° Colóquio de História começaram nesta terça-feira

Começou nesta terça-feira (16) o IV Colóquio de História, com o tema “Abordagens Interdisciplinares sobre História da Sexualidade”. Durante a tarde aconteceram cinco minicursos, no 2° andar do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco.

O objetivo do evento é abrir um espaço dentro da programação nacional de estudos em História, oferecendo uma programação rica e diversificada, com palestras, minicursos e espaço para apresentações de comunicações científicas. O Colóquio conta com a participação de professores da Católica e de outros estados do Brasil.

No minicurso: “Sexualidade e vida pulsional à luz da teoria metapsicológica de Freud”, ministrado pelo professor Zeferino Rocha foram discutidas algumas das teorias do pai da psicanálise. Zeferino concluiu declamando uma frase do poeta alemão Novalis: “Por que razão o melhor, o mais verdadeiro há de parecer tão ilusório e o ilusório tão verdadeiro”.

Outro minicurso oferecido foi “Erotismo e linguagem cinematográfica”, ministrado pelo professor Alexandre Figueirôa. Na ocasião, ele falou sobre a evolução do erotismo, como este aparece nos filmes e um pouco da linguagem usada no cinema. Ele deu exemplos de filmes, como: “A Doce Vida”, “Lolita” e “Um bonde chamado desejo”, que trabalham a sensualidade e a censura à medida que os costumes mudam.

“O erotismo na literatura brasileira: da carta de Caminha aos dias atuais”, foi tema do minocurso ministrado pelos professores Fernando Castim e Robson Teles. Eles abordaram o erotismo em obras do romantismo, no período colonial, e também do parnasianismo e do modernismo.

Outro minicurso teve como tema “Sexo e educação: desafios para o professor”, e foi ministrado pela professora Olga Borges. No minicurso foi abordada a sexualidade nas relações conjugais e amorosas passando desde a antiguidade até os dias atuais. Depois, foi realizado um debate sobre o modo de a família e a escola falarem sobre sexo com as crianças.

O último minicurso do dia foi “A mulher honesta como vítima dos crimes sexuais na história da legislação penal brasileira”, ministrado pela professora Marília Montenegro. Durante a aula, foi abordada a visão da mulher nas leis do país, que sofreram algumas mudanças a partir da Lei Maria da Penha.

Atéo  final da tarde foram apresentadas aproximadamente 25 sessões de comunicação. À noite será a abertura oficial do evento com a palestra “O permitido na História: família, casamento e amor no Brasil”, com a professora Mary Del Priore, da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) do Rio de Janeiro. A programação segue até sexta0feira (19).