Minicurso sobre catequese bíblica teve início nesta sexta-feira

Por Fernanda Guerra

A importância do conhecimento da palavra para formação e difusão de ideias. Como a leitura pode ajudar nessa criação. A língua é um meio de comunicação. “Mas é muito mais que isso”, ressalta o Padre Cláudio Sartori, responsável pelo minicurso Catequese Bíblica, cujo início aconteceu na tarde desta sexta-feira (19), no Espaço Loyola, no térreo de bloco B, da Universidade Católica de Pernambuco.

Os conceitos citados conduziram a aula de estreia do minicurso, que teve como ferramentas principais as leituras de trechos de livros com conceitos variados sobre catequese. Um era ligado ao sentido pedagógico, como, por exemplo, “catequese é educar a fé”. Outro condizia com a ideia de ser uma introdução à sagrada escritura. Enquanto outro abordava o ensino da catequese, com a divisão de três pontos que devem ser atingidos: a memória, a inteligência e a vontade, ou seja, respectivamente, a esperança, a fé e a caridade.

“Sem a Bíblia, a palavra de Deus não chega a nós”, afirma o Padre. Segundo ele, a leitura da Bíblia pode seguir diferentes caminhos. Mas a ideal é aquela que não se prenda a um “simples saber” ou a uma leitura alienante que só fale de Deus. A leitura deve ser mais aprofundada, procurando atingir um sentido maior que consista em um fortalecimento da relação entre humanidade e Divino.

Buscando mudar a mentalidade das pessoas, o objetivo do minicurso é promover uma mudança de cultura a partir da evolução do mundo. “A catequese bíblica pode ser uma vantagem ao apresentar uma cultura mais abrangente, a qual amplie o significado do simples ‘saber’”, aponta o Padre.

O minicurso faz parte do Programa Universidade Não Tem Idade. As aulas vão ser ministradas toda sexta-feira, até o dia 2 de julho, no Espaço Loyola, no térreo de bloco B, da Católica.