Minicurso ensina Braille a quem enxerga

O auxiliar administrativo da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco Milton Carvalho está ministrando o minicurso Noções de Braille para Quem Enxerga, na 8° Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade. Buscando difundir a acessibilidade dos deficientes visuais entre aqueles que enxergam, o projeto ensina aos interessados o sistema Braille.

O sistema é composto por seis pontos dispostos em duas colunas que formam uma célula Braille, e pode ajudar professores especializados em educação especial a ter um melhor entendimento com os seus alunos. No minicurso, o Braille é ensinado aos alunos por um método evolutivo.

Na primeira aula, o funcionário da biblioteca contou sobre a criação do sistema Braille e um pouco das dificuldades que passou por ser deficiente visual. Já na segunda aula, realizada nesta quarta-feira (6), ele disse “começar a diversão de fato”, pois os alunos iniciaram o aprendizado do alfabeto. E no final de todo o minicurso, é esperado que os alunos saiam aptos a ler livros inteiros para deficientes.

Uma das inscritas no curso foi a estudante de Direito da Unicap Marília Leão, que ressaltou o grande preconceito ainda existente na nossa sociedade e que decidiu participar do minicurso para “aprender como ajudar e quebrar as barreiras entre videntes e cegos”.

O minicurso acontece até a sexta-feira (8), sempre das 18h30 às 20h30, no térreo da biblioteca da Unicap.