Minicurso de arqueologia para crianças é um sucesso
|por Carolina Oliveira
Durante os dias 24, 25 e 26 de janeiro, quinze crianças compartilharam experiências sobre o mundo arqueológico durante minicurso ministrado na Unicap pela coordenadora do Museu e do Laboratório de Arqueologia da Universidade, professora Maria do Carmo de Caldas Dias Costa.
Criada em 2008, a atividade – realizada periodicamente durante as férias escolares – atrai crianças da faixa etária dos 7 aos 11 anos. Junto a seus voluntários, a mentora Maria do Carmo ressalta a relevância da participação infantil neste universo de descobertas: “Há uma necessidade muito grande em conscientizar futuras gerações sobre a importância da Arqueologia como ciência. O que plantamos hoje poderá ser colhido amanhã”.
Nely Carneiro e Renato Sette, pais de Manoel Leonardo, 8 anos, justificaram a motivação do menino através do gosto pela História. Ao tomarem conhecimento da existência do minicurso, sugeriram-no ao filho, que logo ficou encantado com a novidade.
Os três dias foram aproveitados com produções sobre argila e papel-pedra, uma espécie de simulação de pintura rupestre. As crianças também tiveram a oportunidade de reconstruir materiais encontrados por meio da escavação.
Em registro sobre o que vivenciou, o aluno Rafael Tenório comenta: “O minicurso de Arqueologia para crianças, já reconhecido, foi para mim uma grata surpresa, pois, além de aliar teoria e prática, sabe, como nenhum outro, trabalhar com crianças”.
Ao final, os participantes receberam um certificado e preencheram a ficha de avaliação por meio da qual a coordenadora Maria do Carmo atesta o interesse e satisfação das crianças em relação ao curso.