Minicurso Abordagens Psicanalíticas sobre Religião teve início quarta-feira
|Um diálogo interdisciplinar sobre espiritualidade. A proposta se refere ao minicurso Abordagens Psicanalíticas sobre Religião, que visa resgatar um olhar ampliado sobre o âmbito religioso, relacionando às diversas interfaces sociais e outras áreas do saber.
Iniciado nessa quarta-feira (5), com o objetivo focado na relação da espiritualidade com o sistema psíquico, o minicurso está inserido no Programa Teologia em Diálogo. O professor do curso de Psicologia Moab Duarte Acioli está ministrando as aulas, direcionadas aos estudantes do curso de Teologia. “Não estou falando do lugar de um teólogo e, sim, do de um psicoterapeuta”, apontou Moab.
Houve alterações na programação, que foi preenchida pelas visões de psicanalistas renomados. O primeiro dia, que seria destinado a Freud, foi reservado para uma apresentação geral da psicologia da religião, além de mostrar em síntese o que o minicurso irá abordar nas próximas três aulas. Na segunda aula, serão expostos o estudo feito pelo pai da psicanálise. Enquanto o terceiro e o quarto encontro serão focados nas visões de Jung e Anselm Grün, respectivamente.
O minicurso está sendo sustentado por duas vertentes: o estudo clínico das funções terapêuticas da religião e o estudo da motivação do ser humano em procurar a vivência religiosa. Desde 1983 atuando na área da psiquiatria, o professor Moab falou sobre espiritualidade e saúde mental. Para consolidar a relação entre ambas, ele citou a depressão, tida como a doença mais frequente no presente e futuro, como fruto de um vazio existencial. Portanto, a primeira aula fez um relato sobre a ligação da doença com espiritualidade.
Segundo o professor, a religião exerce a função de cuidado e é responsável por determinar significado e sentido ao ser humano. Ao mesmo tempo, foi ressaltado que nem toda experiência teológica é terapêutica. Ela pode propiciar doenças. “Quanto mais dogmática, dura e inflexível, é comum provocar sentimentos de culpa, sensações de medo e inferioridade no ser humano”, destacou Moab.
Serviço:
Abordagens Psicanalíticas sobre Religião
12/05: Visões de Freud sobre Religião
19/05: Visões de Jung sobre Religião
26/05: Visões de Anselm Grün sobre Religião
Local: Auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH)
Horário: 17h30