Minicurso “Poder, normalização e violência” encerra atividades com lançamento de livro

O terceiro e último dia do minicurso “Poder, normalização e violência” aconteceu sexta-feira (18), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Pernambuco. Ministrado pela mestra em Filosofia Ângela Baía e promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, o encontro também marcou o lançamento do livro “Violência e Sociedade – A violência urbana numa visão acadêmica interdisciplinar”, do professor do curso de Serviço Social, Edijece Martins. Também estava presente no lançamento a coordenadora do curso de Serviço Social, Odalisca Moraes.

O minicurso abordou a obra de Michel Foucault pelo aspecto da relação entre violência e poder. “Para Foucault, a violência pode ser um instrumento de poder, mas ela não é um princípio constitutivo”, frisou a professora. A violência praticada pela sociedade seria forma de prestígio ou de fazer vingança. “O Estado surge e condena as vinganças pessoais. Mas a nossa cultura ainda é uma instituição, apesar do poder judiciário para punir”. Ângela focou ainda nos aspectos positivos do poder. “O poder cria espaços, é um jogo de forças. Tem que haver o poder, mas um poder que garanta a vida”.

Durante o intervalo do minicurso, o professor Edijece Martins falou um pouco a respeito do livro lançado. Para escrevê-lo, foi feito um trabalho de análise de dados da violência no estado. “Vimos que o programa Pacto pela Vida, do governo do estado, ajudou na redução dos índices de violência em Pernambuco”, conta. Ao final do minicurso, os presentes puderam comprar o livro, que está à venda na Livraria SBS, que fica no térreo do bloco A da Universidade.