Mestre Corisco participa de banca de doutorado na UFSC

Foto: Tiane Souza

O professor e mestre de Capoeira, José Olímpio Ferreira da Silva, mais conhecido como Mestre Corisco, participou no dia 15 de outubro da banca de defesa da tese de doutorado do professor Bruno Emmanuel Santana da Silva, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Orientada pelo professor Reinaldo Mathias Fleuri, a tese do professor Bruno Santana tem como título: “Capoeira de Capelo e os intelectuais maloqueiros: limites e possibilidades para a formação de educadores (as) populares de capoeira” e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC. O professor Bruno Santana é pesquisador do Núcleo Mover – Educação Intercultural e Movimentos Culturais, além de professor do curso  de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí.

“Sou aluno de Mestre Corisco desde 1995 e, desde então, o mesmo vem contribuindo em nosso processo de formação humana, bem como, na pesquisa e sistematização da monografia de conclusão de curso, dissertação de mestrado e, mais uma vez, na conclusão do doutorado”, revela Bruno Santana.

Mestre Corisco, que está à frente do Grupo de Capoeira da Unicap há quase três décadas, quando foi fundado, participou, ainda no dia 16, de atividades de pesquisa do Núcleo Mover, da UFSC.