Mesa-redonda discute impasses e desafios para os Comitês de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos e animais

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, a Coordenação Geral de Pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Pernambuco reuniram, na manhã desta sexta-feira, dia 24 de agosto, no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4, o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, o Comitê de Iniciação Científica, o Comitê Científico de Pesquisa (CEP) e a recém-criada Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para a mesa-redonda “Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos – CEP e Comissão de Ética envolvendo Animais – CEUA: impasses e desafios”.

A mesa-redonda foi formada pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª. Drª. Valdenice Raimundo; pela coordenadora do CEUA, Profª Drª Roberta Richard Pinto, e pela coordenadora do CEP, Profª. Drª Nadia Azevedo. O objetivo do encontro, que acontece uma vez por semestre, foi trabalhar a questão ética tanto na pesquisa com seres humanos como na pesquisa com animais; discutir as questões éticas na divulgação dos resultados das investigações, e apresentar para a comunidade científica da Católica o CEUA, criado por meio de portaria, este ano, e que inicia suas atividades neste segundo semestre.

Para a coordenadora do CEP, Profª. Drª Nadia Azevedo, essa é a reunião mais importante já realizada, “porque a gente faz reuniões de comitês com pessoas que já estão em pesquisas e, nesta de hoje,  convidamos todos os professores interessados em futuramente pesquisar, para saber quais os procedimentos para encaminhar projetos, principalmente, para o Comitê de Ética em Pesquisa e a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), esta última recém-criada”.

A coordenadora Geral de Pesquisa, Profª Drª Carmem Barreto, destacou a importância da Comissão de Ética no Uso de Animais. “O CEUA é muito importante para o Centro de Ciências Biológicas e Saúde – CCBS, para os cursos de Medicina, Enfermagem, Biologia, dentre outros. Então, a gente quis aproveitar o tema e trazer questões do Comitê de Pesquisa em Humanos para discutirmos e apresentarmos o CEUA e seus integrantes para a comunidade científica.”

Foram convidados a participar do encontro os membros dos comitês e da comissão e todos os pesquisadores da Universidade. “O objetivo é não restringir a temática só aos integrantes, mas abrir para todos os pesquisadores e professores que queiram viR a pesquisar sobre o tema. A gente abriu para toda a comunidade universitária”, explicou a professora Camem Barreto.

A coordenadora do CEUA, professora Roberta Richard Pinto, apresentou a comissão aos presentes. “A Comissão, apesar de ser nova na Universidade, está justificada numa lei datada de 2008, que regulariza o uso de animais tanto em pesquisa quanto no ensino. A gente vai falar nos tipos de animais, que são peixes, anfíbios, répteis e mamíferos. A gente tem um biotério na Universidade, porque foi construído para o curso de Medicina, mas ainda não está implementado. Para funcionar, a gente tem que cadastrá-lo no Conselho Nacional de Uso em Animais, que fiscaliza e autua as instituições de pesquisa que não possuem o cadastro. Esse cadastro dá acesso a uma plataforma interativa chamada Ciuca (Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais), na qual vamos poder gerar as documentações e emitir os pareceres. Para cadastrar o biotério, era preciso implementar a Comissão de Ética no Uso de Animais. Agora, o nosso trabalho é fazer o cadastro do Comitê e das instalações animais”, explicou a professora Roberta Richard Pinto.

Para finalizar, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Valdenice Raimundo, destacou a relevância da mesa-redonda. “Eu entendo a importância desse encontro para todos os pesquisadores da Universidade, vinculados à Pós-graduação e para os pesquisadores da Graduação entenderem os princípios que fundamentam, orientam a pesquisa tanto no sentido do relacionamento com o objeto de estudo, como na relação com os alunos do Pibic (Programa Institucional de Iniciação Científica) e com outros pesquisadores. Então, cumpre um papel muito importante para o desenvolvimento de uma pesquisa comprometida com princípios libertários, princípios de respeito ao outro e de valorização do objeto que está sendo estudado. Esse encontro cumpre esse papel de mostrar para a Universidade, para além do público da Pesquisa e da Pós-graduação, o valor das orientações dos Comitês de Ética da Universidade”, ressaltou.