Mesa-redonda debate Educomunicação na 15ª Semana de Integração

Professores, universitários, alunos da rede municipal e pais.

O curso de Jornalismo promoveu, na tarde desta quarta-feira (25), dentro da programação da 15ª Semana de Integração, uma mesa-redonda para debater práticas educomunicativas como alternativa didático-pedagógica na construção de jovens jornalistas, tendo como base a experiência da Rádio Escola, da Secretaria de Educação do Recife. Participaram da mesa as professoras Andrea Trigueiro (Unicap) e Patrícia Horta (UFPE) e a coordenadora do projeto Rádio Escola, Andrea Pinho.

Em 2016, a Unicap firmou parceria com a Secretaria de Educação, por meio da qual estudantes de Jornalismo entrariam em contato com alunos da Rede Municipal de Ensino e, juntos, produziriam conteúdos jornalísticos, auxiliando e desenvolvendo aptidões nas crianças. “Eu já estou há um ano no projeto e ele me fez conhecer muita gente nova, lugares novos, e muita coisa que eu vou levar pro futuro já que eu quero seguir carreira no radialismo”, pontuou Matheus, de 13 anos.

O projeto não visa apenas fornecer técnicas jornalísticas aos alunos, também objetiva melhorar a leitura, aumentar a vontade de estudar, incentivar a criatividade, fomentar o pensamento crítico, acabar com a timidez e desenvolver a autoestima e a socialização. “A gente tem um objetivo e ele não é apenas produzir materiais audiovisuais, e sim democratizar a informação e desenvolver o pensamento crítico”, explicou Patrícia Horta.

A Rádio Escola não é feita apenas pelos alunos do ensino fundamental, universitários e professores. A família também está presente durante todo o processo, e já identifica mudanças nos seus filhos. “Pra mim, ver Maria Clara diante de um público é maravilhoso. A gente como mãe quer o melhor para os filhos e foi uma mudança muito radical. Ela aprendeu muita coisa. Hoje, ela é uma menina crítica, independente e que toma as decisões dela. Antes, eu sabia do potencial que ela tinha mas precisava que isso fosse colocado em prática. Hoje, eu penso que quero ser igual a ela”, afirmou a mãe de Maria Clara, 13 anos.

Através de uma disciplina de rádio no curso de Jornalismo, os universitários deveriam desenvolver através de práticas educomunicativas, prezando pelo diálogo e ensino horizontal, um podcast junto aos alunos da rede municipal. Os meninos optaram pelo tema política e entrevistaram ao vivo o vereador Ivan Moraes e o jornalista Laércio Portela. O Rádio na Real deu um resultado tão positivo que foi submetido ao Expocom Regional Nordeste na categoria de rádio e foi vencedor.