Boletim Unicap

MBA em Gestão de Cooperativas tem aula inaugural

A Universidade Católica de Pernambuco realizou na noite da sexta-feira (18), no anfiteatro do 3º andar do bloco G4, a aula inaugural da 1ª turma do MBA em Gestão de Cooperativas. Estiveram presentes ao evento, A Reitora em exercício e Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego; a coordenadora Geral dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, nas Áreas de Negócios e Ciências da Administração, professora Evânia Pinkovsky; a coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Cooperativas, professora Maria Cristina Oliveira; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Josiel Francisco Barbosa; o presidente do OCB/PE – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco, e presidente do Sescoop/PE – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco, Malaquias Ancelmo de Oliveira; e os alunos da turma.

A Reitora em Exercício, professora Aline Grego, deu as boas-vindas aos alunos e disse que eles usufruíssem das dependências da Católica, como a Biblioteca Central, e que se sentissem à vontade na Universidade. Em seguida, falaram a professora Evânia Pinkovsky, a professora Maria Cristina e Malaquias Ancelmo de Oliveira.

Cooperativa é uma sociedade de pessoas que se organizam para ir ao mercado. As cooperativas são empresas de negócios que atuam dentro do mercado. Aqui no Estado, as cooperativas agropecuárias têm uma participação expressiva na exportação de frutas, na Região do Vale do São Francisco. Na área de transporte, são 29 cooperativas atuando na Região Metropolitana do Recife, integradas ao sistema de transporte de passageiros.

Pernambuco possui ainda cooperativas na área do turismo, cooperativas de infraestrutura que possuem 65 mil sócios e que foi responsável pela eletrificação de toda a área rural do Estado de Pernambuco. Hoje, essas cooperativas estão distribuídas em todo o território pernambucano e tem, ainda, as cooperativas de saúde que estão crescendo, trabalhando com planos de saúde, convênios e contratos.

Atualmente, existem 228 cooperativas em todo o Estado, envolvendo um universo de 150 mil cooperados no campo e na cidade.

O presidente do OCB/PE  e do Sescoop/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, explicou como surgiu a parceria com a Católica para realização do curso de MBA em Gestão de Cooperativas. “Essa parceria entre o cooperativismo de Pernambuco, representado pela OCB, e a Universidade Católica é importante. Desde o momento que eu comecei a conversar com o Reitor, Padre Pedro Rubens, ele compreendeu a importância do cooperativismo do Estado, dentro do contexto do cooperativismo brasileiro e mundial, e, logo, providenciou que essa parceria fosse consolidada.”

Em seguida, Malaquias Ancelmo de Oliveira falou da importância do curso da Católica. “Esse curso é uma realização muito importante para o cooperativismo de Pernambuco, porque por meio dele nós estamos formando pessoas para mudar o perfil administrativo, o perfil da gestão do cooperativismo do Estado. Há muitos anos, nós estávamos preocupados em produzir as mudanças que a sociedade precisa, que o cooperativismo precisa. No entanto, nós não tínhamos pessoas devidamente capacitadas em grande parte das cooperativas para produzir essas mudanças. Esse curso vai propiciar, então, a formação de pessoas no âmbito da gestão, da administração das cooperativas capazes de provocar essas mudanças.”

A Reitora em exercício e Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, falou do pioneirismo da Católica em lançar uma especialização nesta área, no Nordeste. “Uma preocupação nossa é com a formação da gestão, não só na cidade do Recife, mas na região Nordeste, porque a gente sabe que hoje é uma formação que, de fato, é ainda deficitária, que precisa ser aprimorada, sobretudo diante da situação do contexto atual do Estado. Contexto de crescimento, de surgimento de novas empresas, de novas instituições desenvolvendo atividades no nosso Estado. É fundamental que, de fato, tenhamos pessoas preparadas para estes desafios, que cada vez serão maiores para nós. Na questão do cooperativismo, esse é um olhar que se deve voltar, porque é uma tendência mundial para que esse tipo de instituição se espalhe e propague a sua ideologia, sua forma de trabalho em nossa sociedade. Então, é importante que estejamos, não só nós enquanto Universidade preparados, mas a própria sociedade preparada para atuar desta forma.”

A coordenadora Geral dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu nas Áreas de Negócios e Ciências da Administração, professora Evânia Pinkovsky, falou da importância dos MBA na capacitação profissional. “Os programas que nós estamos desenvolvendo no Espaço Executivo da Católica, os MBA,  buscam essa qualificação do profissional que está no mercado de trabalho e volta para a Universidade a fim de ampliar e aprofundar os seus conhecimentos. No caso dos MBA, eles são focados nos gestores, porque muitas das pessoas se improvisam como gestoras nas suas diversas atividades, sem ter uma formação e uma competência, afora a prática. Então, o que buscam aqui nos cursos é aliar essa prática que já têm com a parte conceitual e teórica, fazendo essa síntese desejada. É cada vez maior o número de pessoas, técnicos, profissionais, executivos que buscam o Espaço Executivo com esse objetivo de atualizar, de preencher lacunas, de melhorar profissionalmente.”

A coordenadora Acadêmica do MBA em Gestão de Cooperativas, professora Maria Cristina Oliveira falou de sua satisfação em a Católica oferecer esse curso. “Eu acho extremamente importante, sobretudo porque no Nordeste esse é o único MBA que está sendo oferecido nessa área. É uma coisa moderna. É uma coisa para dar suporte à Gestão de Cooperativas. O movimento de cooperativas tem crescido muito. Isso também faz uma aproximação, uma ponte com a economia social, uma coisa que a Universidade defende, porque é um enfrentamento também ao desemprego. Eu estou muito satisfeita com a possibilidade da Católica oferecer esse curso.”

Paulo Santana – Cooserta (Cooperativa de Trabalho Técnico Difusão de Tecnologia Ltda.), residente em Glória do Goitá, 46 km do Recife. “A minha expectativa é que o curso possa nos ajudar a compreender e qualificar as ações no dia a dia do nosso trabalho. O ambiente social é um ambiente que tem muitas mudanças e cada vez mais requer um aprofundamento dos conhecimentos, habilidades e, principalmente, das ferramentas de gestão.”

Márcia Cavalcanti – superintendente da Uniodonto do Recife. A gente espera do curso que ele possa agregar valores, conhecimentos e mais condições de continuar trabalhando na cooperativa.

Jurandir Oliveira – presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite de Manari, no Sertão do Moxotó, 367 km do Recife. “Esse curso, só trará benefícios a todos que participarão. Porque são novos conhecimentos numa área que precisa de mais espaço. Um curso abrangente no contexto de todas as cooperativas, não só do ramo agropecuário, que é meu caso, mas em todos os ramos como cooperativa de crédito, de serviços,  dos médicos, entre outras. Então, esse curso vem melhorar nossos conhecimentos para que também a gente divulgue e transmita para outras pessoas.”

O MBA em Gestão de Cooperativas tem a carga horária de 360 h/a. O período de realização é de março de 2011 a julho de 2012. O horário das aulas é aos sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Informações:
Espaço Executivo da Unicap
Rua Almeida Cunha, 245, 3º andar, sala 303, Boa Vista, Recife-PE
Fone (81) 2119.4344, Fone/fax: (81) 2119.4243
Horário de atendimento da secretaria: das 9h às13h e 14h às 17h.
e-mail: espacoexecutivo@unicap.br

print

Compartilhe:
One Comment

Deixe um comentário