Boletim Unicap

Mais de 1,2 mil fiéis participam das celebrações no Dia de Nossa Senhora de Fátima

Por Beatriz Bandeira

O Santuário Mariano, do antigo colégio Nóbrega, ficou lotado na noite desta segunda-feira (13). Mais de mil e duzentas pessoas compareceram ao local para celebrar o último dia do Tríduo da Festa de Nossa Senhora de Fátima. A missa, que teve início às 19h, foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, e concelebrada por sete padres, entre eles, o Padre Edvaldo, da Paróquia de Casa Forte, e Padre Clóvis Cabral, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco.

Em uma celebração de muito louvor, que durou aproximadamente duas horas, Dom Fernando Saburido lembrou a missão da santa e fez comparações aos dias de hoje. “A mensagem de Fátima é muito atual com a da Igreja. É a partir da infância e, através de penitências, que temos que levar a vida cristã mais a sério. Precisamos motivar a comunidade para a missão de viver o protagonismo do leigo”, disse o Arcebispo.

A dona de casa Lindinalva Maria Ramos, de 57 anos, moradora da favela do Detran, não deixou de homenagear a santa, da qual é devota há 15 anos. “Meu filho vivia no mundo das drogas e não sabia mais o que fazer. Orei muito para Nossa Senhora de Fátima e hoje ele está salvo, casado e com duas filhinhas lindas”, relata sorrindo.

Para o analista financeiro Mário Silva, de 34 anos, a festa e a presença de Nossa Senhora de Fátima em sua vida são novidades. Emocionado, Mário afirma que nunca sentiu algo tão forte. “Aconteceu tudo muito rápido. Vim para a missa na sexta-feira pedir uma graça e hoje, no dia dela, eu alcancei”.

Entre os devotos, também estava presente a primeira-dama, Renata Campos. Sem o marido, o governado Eduardo Campos, ela ressaltou que estava na festa como peregrina e não como representante do governo. “Estou aqui como fiel, como uma pessoa comum igual a todos as outras. Faço muita questão de comparecer a todas as festas de Nossa Senhora. Sempre tenho o que agradecer”, disse Renata Campos, que não pôde acompanhar a procissão por que tinha um casamento para ir.

Já passava das 20h45 quando o cantor Geraldinho Lins subiu ao altar e, junto aos devotos, entoou a música “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos. A canção, que deixou os fiéis ainda mais emocionados, marcou o fim da missa e o início da procissão. Com velas acesas, atrás do andor, os devotos saíram pela Rua do Príncipe, pegaram a Gervásio Pires, onde pararam em frente ao Hospital Militar  e oraram pelos enfermos do local. Logo em seguida, dobraram na  Rua Corredor do Bispo, voltando para o santuário

Embaixo de uma leve garoa que caia, os devotos chegaram ao local aonde continuaram cantando e louvando a homenageada do dia. “Estou muito satisfeito com a festa que fizemos para a Nossa Senhora de Fátima. Este ano, nós tivemos uma presença muito maior de fiéis do que no ano passado. Esse é um evento de muita devoção e alegria. Um momento de vivenciar o espírito de nossa igreja, que precisa se fortalecer na fé”, disse o Reitor do santuário, Padre Antonio Mota.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário