Livro e MBA sobre sustentabilidade serão lançados na 5ª Semana Socioambiental da Unicap

O Pró-reitor Administrativo da Católica, Márcio Waked, e a empreendedora social Suzana Simões Leal, vão lançar, no dia 28 de agosto, durante a 5ª Semana Socioambiental da Unicap, o livro “Mudança e Sustentabilidade na Moda”, fruto do programa LIS Moda –  Liderança Inovadora para Sustentabilidade, uma iniciativa do Instituto Ação Empresarial para Cidadania (AEC) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e apoio do Instituto C&A. Na ocasião, também será lançado o MBA LIS – Liderança Inovadora para Sustentabilidade.

Editado pela Evoluir, o livro traz textos de George Stein, Lígia Pimenta, Márcio Waked, Nádia Rebouças, Ruth Yamada, Sanda Mara Costa e Suzana Simões Leal. Com 208 páginas, a publicação é um importante instrumento de reflexão sobre a importância de se investir no desenvolvimento de um novo perfil de liderança, mais consciente, mais colaborativa, mais relacional, com habilidades para resolver problemas complexos e coragem para iniciar o caminho da mudança nos padrões de atuação vigentes no ambiente econômico.

Com ilustrações de Sidan ORafa, o livro é dividido em cinco capítulos, que abordam a construção de um novo pensar e os desafios da moda em um mundo em transição; aspectos inovadores do LIS Moda; o caminho percorrido em cada um dos encontros do programa LIS Moda; e reflexões e aprendizagens sobre a experiência.

O MBA LIS – Liderança Inovadora para Sustentabilidade será oferecido pela Católica em parceria com o Instituto AEC, com o objetivo de contribuir para o conhecimento de novos paradigmas de consciência, responsabilidade, sustentabilidade, gestão de negócios, estabelecendo maior relação entre o contexto de Desenvolvimento Sustentável e iniciativas empresariais. O curso tem como público-alvo dirigentes, executivos e empresários com escolaridade de nível superior e interesse de desenvolver competências e habilidades para liderar e empreender negócios inovadores numa economia para a sustentabilidade.

O MBA abordará a inserção crítica do aluno em seu atual contexto de vida, de negócios e de mundo, relacionando-o com os princípios e a prática da sustentabilidade. “Ele investirá no repensar de suas relações, nos valores da transparência, da ética, da interdependência, da equidade, da diversidade, da resiliência e da colaboração. Estimulará as competências exigidas para o líder do século 21, por meio do desenvolvimento da escuta, da visão crítica, inclusiva e sistêmica, além de incentivar o equilíbrio entre a vida profissional, social e pessoal”, enfatizou Suzana, que é membro do Instituto AEC e coordenadora do MBA.

Ela explicou ainda que os módulos serão entremeados por fundamentos e metodologias que dialogam entre si e que, por meio de vivências, facilitam o entendimento de sua aplicação na vida prática de uma gestão empresarial sustentável e inovadora. “O aluno terá acesso a informações sobre economia verde, economia criativa e a novas formas de investimentos em negócios que visam resultados, além de buscarem equilibrar o sucesso econômico, o desenvolvimento social e o manejo adequado dos recursos naturais”, frisou.

A ideia do curso surgiu a partir do Programa de Liderança em Filantropia nas Américas (LIP), proposto pela Fundação W.K.Kellogg (FWKK), implantado por bolsistas de sete países da América Latina, a partir de 1998 até 2001. Esse programa fundou núcleos de cidadania empresarial em 11 estados brasileiros, inclusive em Pernambuco. Em 2001, no encerramento do LIP, o Instituto AEC foi instituído por empresários pernambucanos participantes do movimento de cidadania empresarial com o propósito de dar continuidade ao movimento de cidadania empresarial em Pernambuco.

O Instituto AEC é uma organização da sociedade civil, constituída por uma rede local com 30 empresas associadas, cuja missão, segundo seu presidente, Oscar Rache, é “articular empresas e influenciar suas práticas de cidadania empresarial no ambiente de negócios para contribuir com o desenvolvimento sustentável de Pernambuco”.

Serviço:

Lançamento do livro Mudança e Sustentabilidade na Moda e do MBA LIS – Liderança Inovadora para Sustentabilidade

Data: 28 de agosto

Local: Auditório Dom Helder