Boletim Unicap

Livro Sagrado Primitivo dialoga com as diversas formas de arte

Um diálogo entre as mais diversas formas de arte. Esta foi a proposta do lançamento do livro Sagrado Primitivo, de autoria do Padre André Araújo e do artista plástico Geraldo Lacerdine. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (7), no auditório Dom Helder Camara, e contou com as presenças do Reitor, Padre Pedro Rubens; do Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio; e do Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega. O lançamento fez parte da programação da 16ª Semana da Mulher na Católica.

Padre André explicou que o projeto, publicado pela Editora Loyola, consiste em três livros. A obra lançada hoje (7) na verdade é a segunda em criação. “Escrevi os poemas em novembro do ano passado, já aqui no Recife. O Geraldo já tinha a exposição pronta e aí editamos o livro”. Sagrado Primitivo intercala poemas de Padre André com pinturas de Geraldo Lacerdine.

“Deus toma o rosto do oprimido, toma o rosto do mais pobre para se comunicar em sua essência mais profunda. Deus toma forma do nosso sagrado mais primitivo para se comunicar conosco no seu processo de misericórdia e no seu processo de amor”, disse Geraldo Lacerdine ao explicar o seu procedimento de pesquisa durante vídeo exibido.

Os primeiros poemas do projeto foram escritos por Padre André, em abril do ano passado, durante o retiro de preparação para o diaconato em Paris e se chama A Vila do Sino. “Geraldo está trabalhando nas pinturas que irão corresponder aos poemas escritos frutos da oração do retiro”, disse Padre André. Já o terceiro livro intitulado Meninas do Brasil já tem exposição pronta e Padre André se prepara para escrever os poemas.

Foi justamente esse diálogo entre artes que marcou o evento de hoje (7). Enquanto Padre André lia os poemas de Sagrado Primitivo, as telas correspondentes àqueles poemas eram projetados no auditório e se intercalavam com músicas interpretadas pelo MPB Unicap que estabeleciam alguma relação com os escritos. Surama Rheis e Jéssica Aragão brindavam o público presente com suas vozes. Percy Marques com o violão. As telas e poemas de Sagrado Primitivo estão em exposição na Biblioteca da Universidade até o próximo dia 23 de março.

Capoeira – O público que foi ao lançamento foi recebido pelo grupo de capoeira Chapéu de Couro. Durante a apresentação, no hall do bloco A, o mestre Corisco relembrou que o grupo completou 35 anos de atuação na Unicap. Em comemoração à Semana da Mulher, ele apresentou a integrante Carla Maldonado. Ex-aluna de Psicologia, ela é parteira tradicional do Cais do Parto e falou do convívio com os capoeiristas do Chapéu de Couro. “Vivenciar na prática uma relação de gêneros baseada no respeito, solidariedade e na não-violência. Pra mim que estou aqui desde 1994 é uma honra pertencer a este grupo”.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário