Boletim Unicap

Livro relaciona Teologia de João Evangelista à comunidade de Vazantes/CE

Foi lançado, no fim da tarde desta quinta-feira (19), o livro As Portas de uma Igreja Aberta Segundo João Evangelista (e outras histórias que a Bíblia não contou). Publicada pela Editora Paulinas, o livro de 157 páginas tem autoria do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, do teólogo Cláudio Vianey e do doutorando em Ciências da Religião Luca Pacheco. O lançamento reuniu professores e funcionários no Salão Receptivo e teve participação do MPB Unicap.

Fotos: Fátima Dantas

A obra relaciona a Teologia de João Evangelista ao modo de ser da comunidade de Vazantes, no distrito de Aracoiaba, no Interior do Ceará. O lugar é a Terra Natal de Padre Pedro. O ponto de partida dos textos é a Igreja Matriz da localidade que é dedicada a João Evangelista. O templo vai completar 125 anos em 2020 e o projeto arquitetônico tem sete portas. Cada uma delas faz alusão a versículos bíblicos do evangelho de João: Vida Nova, Luz, Saúde, Alegria, Serviço, Misericórdia e Perdão e a porta central chamada de “Eu sou a Porta”, que representa Cristo.  Cada porta é um capítulo do livro.

Eles começam com uma representação iconográfica elaborada por Luca Pacheco e que estão reproduzidas em cada abertura dos textos. “Eu era aluno de Teologia do Padre Pedro lá em Belo Horizonte quando ele me pediu para fazer a iconografia da Igreja. Eu nunca imaginei que isso poderia virar livro”, contou Luca. “Cada imagem procura fazer uma representação imagética do evangelho sob o olhar do sertanejo, do povo de Vazantes”, disse ao explicar o processo criativo.

Logo depois das figuras, vêm os textos de Cláudio Vianey, que é biblista especializado em João Evangelista. “Porta, pra gente, é algo que fecha. E nas palavras de Jesus, no capítulo 10 do Evangelho Segundo João, ele diz assim: ‘Eu sou a porta das ovelhas e por mim elas vão entrar e sair e encontrar pastagem’. Então essa porta que é Jesus não é porta para prender”, explicou.

Os capítulos são encerrados com as narrativas de Padre Pedro, contando os “causos” do povo de Vazantes. Uma prática iniciada no livro anterior: Lugar Onde os Pássaros Cantam e as Pessoas Contam Histórias. Durante o lançamento, ele fez um resumo da Porta da Alegria, que conta a história de Neusa. Uma mulher que fugiu de Vazantes para casar com o palhaço Fuzica e se tornou artista de circo.

Padre Pedro contou que o casal voltou a Vazantes depois de muitos anos, já idoso e pobre porque o circo havia falido. Foi quando a comunidade de decidiu promover uma festa beneficente para ajudá-los. Fuzica e Neusa fizeram uma apresentação a renda foi revertida para eles. “Antes de vocês, ela leu essa história e riu que chorou”, finalizou Padre Pedro.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário