Livro " O Enigma da Democracia – O Pensamento de Claude Lefort" é lançado na Católica

Prof. Luciano Oliveira

Na manhã desta quarta-feira (03), na sala 309 do bloco G4, na Universidade Católica de Pernambuco, além do seminário ” Crítica à Pesquisa em Direito – ” Não fale do Código Hamurabi”, houve também o lançamento do livro “O Enigma da Democracia – O Pensamento de Claude Lefort” pela editora Jacintha, do Prof. Dr. Luciano Oliveira.

Após o encerramento da primeira parte do seminário, Oliveira distribuiu autógrafos e trocou ideias de modo mais informal com os estudantes. Segundo o professor, a intenção de escrever o livro era antiga, desde a época que fez doutorado na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais, em Paris. “Fui orientando do professor Claude Lefort no meu doutorado e, desde aquela época, eu queria homenageá-lo de alguma maneira”, explica.

O livro faz uma leitura dos pensamentos de Claude Lefort, que foi um dos principais teóricos da democracia na segunda metade do século 20, na França. A leitura, de acordo com o próprio autor é destinada aos interessados pelo fenômeno democrático, mas em especial aos estudantes que estão iniciando a carreira jurídica.

Luciano Oliveira é natural de Aracaju, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Sociologia pela UFPE e doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais, em Paris. Atualmente ministra a discipina de Sociologia Jurídica na Universidade Federal de Pernambuco. E sempre está presente na Católica nos eventos jurídicos.  “Tenho amigos aqui. E sempre que posso venho para o diálogo com os alunos, pois considero este momento muito importante”, disse.