Livro do Padre Tolentino lançado de forma dinâmica e participativa

_MG_3508Uma entrevista coletiva com a participação de professores, alunos e pesquisadores das áreas de Teologia e Filosofia marcou, na tarde desta quarta-feira (5), o lançamento na Unicap do livro A Leitura Infinita, de autoria do Vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Dr. Padre José Tolentino Mendonça.

Além de Tolentino, o dispositivo montado no auditório G1 teve a participação do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; do diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Prof. Dr. Degislando Nóbrega; da coordenadora do curso de Teologia, Prof.ª Dr.ª Maria Abrão; do coordenador do curso de Filosofia, Prof. Dr. Danilo Vaz.

_MG_3481Também fez parte do dispositivo, o doutorando do programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Prof. Luca Pacheco. Ele foi o mediador do debate dando início à sequência de perguntas. Luca questionou a origem do título da obra. “Para cada passo de leitura, há 49 interpretações. 7×7 é o número do infinito. A Bíblia é mais que um livro de respostas, é um livro de perguntas”, disse Tolentino.

Outros temas como hermenêutica, a relação Bíblia x juventude atual, interpretação x violência foram analisados. “Em alguns momentos da história, a Bíblia se mostrou instrumento de violência contra o diferente. É preciso escutar até o fim. Fazer uma leitura autocrítica para sermos servos e não donos e tiranos da palavra”, pontuou Tolentino.

Ao final da entrevista, Padre Pedro agradeceu a vinda de Tolentino e falou, de forma descontraída, da “penitência de fazer um prefácio de um livro de questões tão abertas”, disse ele levando a plateia aos risos.

Tolentino retribuiu mencionado a “amizade cercada de cumplicidade intelectual”. Estimulado por Padre Pedro, ele encerrou sua participação mencionando o escritor português Fernando Pessoa. “Fernando Pessoa é o sintoma. Ele traduz esta incapacidade do homem moderno de ser ele próprio. Ele era um leitor ávido do campo da Teologia. Aquilo que aparece em sua poesia não é apenas citação esporádica, mas é uma questão de vida pra ele. ‘Ouvi a voz de Deus numa capoeira. Ouvi a canção do infinito num poço sem fundo’. Esses versos do poema Tabacaria chamam muito a atenção porque mostram que a voz de Deus não desapareceu”.

Fado – Pouco antes da sessão de autógrafos, o público assistiu a um show do cantor e compositor português Fernando Tordo, considerado um dos expoentes da música lusitana. Comemorando 50 anos de carreira, o artista interpretou sucessos do fado.

Vencedor dos Festivais RTP de Canção em 1973 e 1977, Fernando se apresentou juntamente com os músicos Percy Marques e o austríaco Sebastian Poch. “Meu filho, João Tordo, é um ilustre escritor em Portugal. Coincidentemente, Padre Tolentino fez a apresentação do último livro dele”.