Boletim Unicap

Livro aborda os intelectuais que influenciaram Dom Helder Camara

Dom Helder Camara não era um leitor comum. Mais do que passar os olhos nos escritos, ele produzia anotações nas próprias páginas, redigia notas e elaborava reflexões a partir do que havia compreendido. Esse jeito peculiar foi uma das descobertas da dissertação de Lucy Pina Neta. Ela concluiu o mestrado em Ciências da Religião da Unicap sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques.

A pesquisa se transformou no livro O Dom da Leitura: Helder Camara e suas Bibliotecas que vai ser lançado no próximo dia 8 de novembro em Fortaleza. A obra de 141 páginas publicada pela Editora Paulinas tem previsão de ser lançada também aqui no recife em data a ser definida.

Lucy conta que fez um apanhado histórico da biblioteca de Dom Helder investigando a relação que ele tinha com intelectuais “além da forma livresca”. Segundo ela, o religioso tinha um gosto eclético e variado que tinha preferência por filosofia, teologia e literatura nacional (José de Alencar era um dos seus autores prediletos). “A gente conhece o Dom Helder Padre, mas ele é um grande intelectual. Não um teórico, mas um intelectual orgânico”.

Ainda de acordo com a pesquisadora, os textos de Martin Luther King também chamavam bastante a atenção de Dom Helder. “Na Igreja, o Papa Paulo VI foi uma grande figura teológica que o inspirou e que ele conheceu antes mesmo de Paulo se tornar Pontífice”, revela Lucy.

Ela apresentou a obra ao Reitor da Unicap, Prof. Dr Padre Pedro Rubens, na tarde desta quarta-feira (31), na Reitoria. Na ocasião, ela estava acompanhada da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Profª Drª Valdenice José Raimundo; da coordenadora do Mestrado em Ciências da Religião Profª Drª Zuleica Dantas; e de seu orientador Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário