Livro aborda os intelectuais que influenciaram Dom Helder Camara
|Dom Helder Camara não era um leitor comum. Mais do que passar os olhos nos escritos, ele produzia anotações nas próprias páginas, redigia notas e elaborava reflexões a partir do que havia compreendido. Esse jeito peculiar foi uma das descobertas da dissertação de Lucy Pina Neta. Ela concluiu o mestrado em Ciências da Religião da Unicap sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques.
A pesquisa se transformou no livro O Dom da Leitura: Helder Camara e suas Bibliotecas que vai ser lançado no próximo dia 8 de novembro em Fortaleza. A obra de 141 páginas publicada pela Editora Paulinas tem previsão de ser lançada também aqui no recife em data a ser definida.
Lucy conta que fez um apanhado histórico da biblioteca de Dom Helder investigando a relação que ele tinha com intelectuais “além da forma livresca”. Segundo ela, o religioso tinha um gosto eclético e variado que tinha preferência por filosofia, teologia e literatura nacional (José de Alencar era um dos seus autores prediletos). “A gente conhece o Dom Helder Padre, mas ele é um grande intelectual. Não um teórico, mas um intelectual orgânico”.
Ainda de acordo com a pesquisadora, os textos de Martin Luther King também chamavam bastante a atenção de Dom Helder. “Na Igreja, o Papa Paulo VI foi uma grande figura teológica que o inspirou e que ele conheceu antes mesmo de Paulo se tornar Pontífice”, revela Lucy.
Ela apresentou a obra ao Reitor da Unicap, Prof. Dr Padre Pedro Rubens, na tarde desta quarta-feira (31), na Reitoria. Na ocasião, ela estava acompanhada da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Profª Drª Valdenice José Raimundo; da coordenadora do Mestrado em Ciências da Religião Profª Drª Zuleica Dantas; e de seu orientador Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques.