Liga do Curso de Medicina da Unicap é premiada em Evento Nacional de Endocrinologia

Alunos do curso de Medicina da Unicap participantes da Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica de Pernambuco foram premiados em um evento nacional que aconteceu em Brasília no último mês de maio.

A liga, fundada em 2017, conta com a participação de 12 alunos de Medicina da Unicap e de outras instituições regionais e é orientada pela professora do curso e endocrinologista Dra. Marise Carvalho. “É a primeira liga acadêmica no estado sobre o tema, que é desconhecido pelo público geral, mas está cada vez mais em foco já que os números da Síndrome Metabólica só crescem”, explica o aluno Mathias Régis, do quinto período, que representou a organização no congresso nacional.

Um dos projetos de pesquisa e extensão realizados pelo grupo foi classificado como segundo lugar com menção honrosa no Congresso da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, acontecido em Brasília nos dias 18 e 19 de maio de 2018.

O projeto apresentado e premiado foi o de “Repercussões neonatais de filhos de mães submetidas a cirurgias bariátricas”, para o qual o grupo fez uma pesquisa de revisão sistemática de 21 artigos, chegando a conclusões sobre riscos causados pelo procedimento em bebês ainda não nascidos – como o de prematuridade e restrição de crescimento intrauterino, entre outros.

A missão da Liga, como eles mesmos colocam, é de fazer com que se crie um ambiente propicio para o desenvolvimento técnico-cientifico e ampliar o meio, atingindo tanto a população externa quanto o meio interno de acadêmicos e professores. Por isso, além de pesquisas e trabalhos, eles também focam em projetos sociais para que recursos e conhecimentos cheguem nas camadas mais vulneráveis da sociedade.

O aluno Pedro Henrique Muniz, também participante da Liga, ressalta o sentimento de orgulho pela produção reconhecida em escala nacional: “Esse trabalho foi de uma relevância muito grande porque foi um prêmio nacional. Ficamos na segunda colocação, e além de estarmos somente atrás de um projeto de doutorado, fomos o único grupo nordestino a ganhar o prêmio. Também foi um orgulho muito grande levarmos o nome da Unicap com a gente. Acho que representa todos os estudantes, e mostra o quão consistente o nosso grupo é, e como nós podemos ir longe. É uma forma de mostrar para todos que o limite aqui é o céu.”