Liceu obtem a maior nota entre as turmas do Ensino Médio no Idepe

O Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, vinculado à Universidade Católica de Pernambuco, obteve,  no último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), a nota 4,80, considerada a maior entre as turmas de Ensino Médio das escolas públicas da Região Metropolitana do Recife.

A nota leva em consideração o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe), que mede os conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, e o número de aprovação entre os alunos nas escolas avaliadas. Essa média aponta o desenvolvimento das instituições educacionais no Estado.  Além de oferecer um panorama da situação atual das escolas, o índice serve também como referência para a execução da política de Bônus de Desempenho Educacional (BDE) em Pernambuco.

De acordo com a vice-diretora do Liceu, Betânia Silva Cordeiro, esse resultado é um reflexo de uma série de atividades inovadoras que tornam o acesso ao conhecimento uma ação espontânea e prazerosa por parte dos estudantes: “Nesse cenário, é importante lembrar o interesse dos alunos em participar da avaliação. Isso só é possível quando ele sente prazer em fazer parte dessa comunidade escolar”, salientou a vice-diretora, citando as principais atividades oferecidas pela instituição, como programas em parceria com o Governo do Estado e oficinas de música, artes e esportes.

Outro requisito levantado pela diretora foi a infraestrutura ofertada pelo colégio. “A parceria com a Universidade Católica é fundamental para a execução de novos métodos de ensino, mais dinâmicos e atraentes”, explicou Betânia, lembrando que os alunos usufruem dos laboratórios da Unicap para as atividades das disciplinas.

O Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios é vinculado à Católica desde 1970. Atualmente, a escola atende a pouco mais de mil alunos. Desse total, 521 são do Ensino Médio. O quadro de professores, entre servidores efetivos e temporários, conta com 29 docentes.