Juventude: desafios e esperança é o tema da Semana de Teologia 2013

Semana de Teologia 2013

A Semana de Teologia 2013 da Universidade Católica de Pernambuco será promovida de 8 a 10 de maio e tem como propósito lançar um olhar teológico sobre a questão da juventude, tema escolhido em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, que será sediada no Rio de Janeiro, no mês de julho deste ano, e com a Campanha da Fraternidade 2013. Durante os três dias do evento, serão oferecidos minicursos, oficinas, sessões de comunicações, conferências, além de atrativas apresentações culturais. Os interessados em participar devem se inscrever pelo www.unicap.br/SemanaTeologia/

Dia 08 de maio – quarta-feira

Programação da tarde

14h às 15h30 – Painel sobre a “Jornada Mundial da Juventude”, com Pe. Gimesson Eduardo da Silva

16h às 17h30 – Oficinas temáticas com professores de Teologia da UNICAP

Oficina 1: Jesus e o jovem rico (Mc 10,17-31; Mt 19,16-30; Lc 18,18-30)

Prof. Cláudio Vianney Malzoni

Oficina 2: A jovem igreja de Corinto

Prof. Luiz Moura

Oficina 3: O retorno à criação e à humanidade a partir de são Francisco de Assis: bases para uma juventude permanente.

Prof. Marcos Almeida

Oficina 4: Nove critérios para permanecer sempre jovem – um olhar a partir da Bíblia

Prof. João Luiz Correia Júnior

Oficina 5: Mosaico religioso – faces do sagrado: As identidades religiosas entre os jovens na atualidade

Prof. Vanderlei Albino Lain

Prof. Sergio Sezino Douets

18h30 às 19h – Chegue antes: momento cultural

19h às 19h30 – Abertura da ST2013

19h30 às 21h30 – Conferência: “Juventude, sociedade e comportamento”, com o Prof. Dr. Pe. João Batista Libânio (FAJE, Belo Horizonte)

Dia 09 de maio – quinta-feira

Programação da tarde

14h às 15h30 – Mesa de debate: “Para onde foi a opção preferencial pelos jovens da Conferência de Puebla”, com o Prof. Dr. Pe. João Batista Libânio (FAJE, Belo Horizonte)

16h às 17h30 – Sessões de comunicações aberta a alunos de Teologia e ao público em geral.

18h30 às 19h15 – Chegue antes: momento cultural

19h15 às 21h30 – Conferência: “Juventude, cultura e mídias sociais”, com o Prof. Dr. Flávio Munhoz Sofiati (Universidade Federal de Goiás)

Dia 10 de maio – sexta-feira

Programação da tarde

14h às 15h30 – Mesa de debate: “A presença dos jovens nas pastorais”, com a participação de Henrique Balbino (Comunidade Ilha de Santa Terezinha), André Gustavo (Pastoral Carcerária) e Joselma (Pastoral dos Surdos).

16h às 17h30 – Mesa de debates com professores da UNICAP: “A realidade do jovem na atualidade a partir do trabalho de extensão na comunidade de Águas Compridas”, com a participação da Profa. Valdenice José Raimundo (curso de Serviço Social) e “Um olhar sobre a realidade da juventude brasileira a partir do direito”, com a participação da Profª. Vanessa Alexsandra de Melo Pedroso (curso de Direito).

18h30 às 19h – Chegue antes: momento cultural

19h às 21h – Conferência: “Juventude e missão”, com Solange Rodrigues (Pesquisadora do ISER, Assessoria, Rio de Janeiro)

21h às 21h30 – Encerramento da ST2013