Boletim Unicap

Jovem realiza sonho de entrar na universidade por meio de iniciativa da Unicap

Aos 16 anos, o então estudante do Ensino Médio da rede pública Vinícius Henrique já havia escolhido a profissão: ser publicitário. Mas entre a escolha e o começo da realização de um sonho foram anos de luta e superação de obstáculos. O jovem negro morador do bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, terminou o ensino médio mas teve que esperar quatro anos até entrar numa universidade.

“No começo do ano eu estava desmotivado, mesmo assim cheguei a montar um cronograma de estudos até que um amigo me disse: ‘Vini, a Católica vai dar bolsas de estudos’, Aí fiquei bem animado”, relembra. Vinícius foi aprovado no Vestibular usando a nota do Enem e na sequência conseguiu preencher todos os critérios do programa. “Fui bem tratado desde o primeiro momento”.

A confirmação da matrícula, bem como a conquista da bolsa foi motivo de grande alegria para a família do jovem de 22 anos. “Eu sou a primeira pessoa da família a entrar numa universidade. Meu pai tem quatro filhos e eu sou o único a estar numa universidade. A família da minha mãe é muito pequena e eu também sou o único a estar na universidade”, conta o aluno do 1º período que foi escolhido para ser o representante da turma.

Ele dedica a conquista a sua avó, dona Maria do Rosário, sua grande incentivadora na vida, que morreu vítima da Covid-19, em maio, aos 92 anos. “Ela é o amor da minha vida e este sempre foi o sonho dela: me ver na universidade. É uma conquista dela também, uma mulher negra! Entrar na Católica significa minha luta como jovem negro, periférico, LGBT, de ocupar um espaço importante, quebrando padrões”.

A proeza de Vinícius acontece num momento atípico de pandemia no qual as aulas estão sendo realizadas por meio remoto, mas nem por isso ele está menos entusiasmado. “A adaptação tem sido um pouco conturbada, mas a gente se adapta. Quando houver oportunidade de botar o pé na Unicap, a gente vai sentir a emoção de entrar numa sala de aula de universidade”.

A quem ainda não conseguiu o acesso, Vinícius dá a dica: “Continuem lutando, foquem nos objetivos e sigam!”

print

Compartilhe:

Deixe um comentário