Janice Japiassu: a Musa Sertaneja do Movimento Armorial

A cultura nordestina perdeu um de seus maiores nomes nesta semana. Conhecida como a musa sertaneja do Movimento Armorial, Janice Japiassu morreu aos 79 anos. O título informal foi criado por ninguém menos que o próprio criador do Movimento Armorial, Ariano Suassuna. Janice deixa um legado inestimável de poemas, pinturas e canções.

Para entender Janice e a profundidade de sua obra, é necessário remeter às suas origens. Nascida em Monteiro, interior da Paraíba, ela encontrou nos versos e livros uma motivação de vida. O pai, que era um vendedor de joias viajante, trazia-lhe vários exemplares. Assim, desde muito cedo, Janice pôde dedicar-se a ler e conhecer um pouco de tudo. Dos clássicos à literatura de cordel, nada escapava aos seus olhos de leitora ávida.

Quando veio para o Recife estudar filosofia, trouxe consigo esse vasto repertório de sonhos literários e um coração de poeta incipiente. Na UFPE, encontrou-se pela primeira vez com Ariano Suassuna, que era então professor da cadeira de estética, e dele se tornou próxima. Mercê dos seus incentivos, conseguiu publicar seu primeiro livro: Canto Amargo. Ariano ficou tão encantado que chegou a dizer, “meio de brincadeira, meio falando sério”, que Janice arruinara sua vida como poeta, porquanto dizia em seus versos exatamente tudo o que ele pretendia dizer.

A partir dessa elogiosa estreia, Janice começou a integrar a linha de frente da poesia armorial. Com a amiga Deborah Brennand, passou a ser enaltecida pelos líderes do movimento, que só ganharia corpo, de fato, nos anos 1970. Ao longo da vida, Janice percorreu várias fases poéticas. Ela mesma sempre dizia que a beleza dos rios e pontos do Recife transformou sua forma de fazer poesia. Se nos primeiros livros preponderavam temas lúgubres e tristes, seus versos foram ficando mais luminosos no decorrer da caminhada.

O carnaval e as praias do Recife e Olinda, por exemplo, passaram a dar um toque de leveza ao seu texto. Além disso, o soneto e outros ritmos tradicionais do sertão, como o galope, foram sendo tomadas pelas redondilhas e ao verso de fácil assobio. Era a poeta fundindo poesia e música. Versos e acordes se mesclavam em seus poemas.

Sempre avessa aos ritos sociais, Janice chegou a recusar o convite para integrar a Academia Pernambucana de Letras. “Vou fazer o que lá? Eu quero é fazer poesia, cantar e dançar”, dizia. “Dá muito trabalho”, brincava. Não se furtava, entretanto, a levar seus versos e livros aos cantos mais populares do estado. Era figurinha fácil na Rua do Bom Jesus. Lá, vendia seus poemas, desenhos, pinturas e mandalas. Incansável na criatividade vendia até um tarô com poemas e desenhos laboriosamente criados para cada carta.

Janice também não se recusava a ir onde os jovens estavam. Ao lado dos estudantes, ela sentia-se em casa. Discorria sobre arte e poesia com a alegria de uma menina. Durante a XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap, realizada em maio de 2018, numa de suas últimas aparições em público, Janice, com um largo sorriso, sentenciou: “vamos lutar pela poesia e pela arte até o fim”. Os estudantes presentes, emocionados, aplaudiram-na de pé. Ao final do evento, recitou o “Soneto ao Amor”, cujos versos, no entender de Ariano Suassuna, eram os mais belos versos já escritos por alguém em língua portuguesa.

Homenageada – A Universidade Católica de Pernambuco teve a honra de sediar, em maio de 2018, um evento em sua homenagem. A XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap foi dedicada à obra da artista. Houve uma mesa na qual alunos e professores, juntamente com a própria Janice, discutiram seus textos, sua história e  a importância de fortalecer os valores da cultura local. O professor do curso de Letras, Robson Telles, foi um dos responsáveis pelo evento. “Conseguimos prestar-lhe em vida uma bela homenagem. Tenho certeza que lhe fizemos um bem enorme. A nossa missão agora é divulgar e defender o seu trabalho para que as próximas gerações não deixem de conhecer o seu talento”, afirmou o professor, visivelmente emocionado.

Missa de 7º Dia – Prevista para domingo (26), a missa de Sétimo Dia de Janice Japiassu foi antecipada para sábado (25). Será às 17h30, na Igreja do Colégio Damas.