IV Semana de Arquitetura e Urbanismo inspira alunos com a apresentação de trabalhos

IMG_3318

Na manhã de terça-feira (24), tiveram continuidade as atividades da IV Semana de Arquitetura e Urbanismo da Unicap. Nas salas 204 e 205 do Bloco D, foram apresentados trabalhos de conclusão de curso e trabalhos feitos em sala de aula que se destacaram em disciplinas do semestre passado.

Na sala 204, o ex-aluno José Alysson Albuquerque (na foto acima) apresentou seu trabalho de conclusão de curso, intitulado Arquitetura Sensorial: Espaço Ecumênico para o Hospital Barão de Lucena. O trabalho teve por objetivo utilizar arquitetura sensorial – que procura estimular todos os sentidos humanos, e não se focar apenas no sentido da visão -, para a construção de um espaço ecumênico que sirva de apoio para as pessoas de qualquer religião que passem pelo Hospital Barão de Lucena, localizado na Avenida Caxangá.

Eu escolhi o Barão de Lucena pelo ambiente natural que ele tem. Ele tem um cinturão verde em volta do hospital e um lago, e eu queria tirar as pessoas um pouco daquela vivência de dentro do hospital, e levá-las a usufruir um pouco daquele sítio que já estava inserido no hospital”, disse Alysson, que visitou outras seis clínicas do Recife para coletar informações para o projeto.

IMG_3319Enquanto isso, na sala 205, a também ex-aluna Camila Araújo apresentou o trabalho de conclusão de curso, que teve por projeto a utilização da arquitetura sensorial para criação de um Centro de Artes Inclusivo.

O momento para tirar dúvidas foi tomado pela curiosidade sobre o processo de feitura de um trabalho final de graduação. A ex-aluna foi questionada, entre outras coisas, sobre quais ferramentas de desenho foram utilizadas, quanto tempo levou para elaborar, e como a banca examinadora recebeu o projeto.

“Minha vontade de trabalhar com pessoas com deficiência veio de um estágio que fiz no Ministério Público, e a maioria das vistorias que a gente fazia era ligada à acessibilidade. Então a gente ia ao local e percebia que a cidade é totalmente inacessível e que as pessoas eram completamente abandonadas”, respondeu Camila, perguntada sobre o que a levou a escolher o tema do trabalho.IMG_3328

Após a apresentação de Camila, foi a vez da palestra intitulada Arquitetura Não Solicitada, baseada na matéria ensinada pelos professores Lula Marcondes e Robson Canuto para alunos da disciplina Projeto Arquitetônico VII, no período 2014.2. O professor Canuto explicou o que é arquitetura não solicitada e como ele desafiou os alunos do semestre passado a criar projetos de utilização deste tipo de arquitetura para a área do Viaduto Capitão Temudo. Depois, chamou o aluno Sílvio Melo Jr, que expôs uma compilação dos 15 projetos elaborados pela turma.