Israel Martiniano lança livro na Biblioteca Central
|O ex-aluno da Universidade Católica de Pernambuco Israel Martiniano teve a alegria de lançar seu livro “A bola, a televisão e o púlpito”, na Sala de Extensão 1 da Biblioteca Central, durante a tarde da última sexta-feira (6). O evento foi realizado em clima de confraternização entre parentes, amigos e colegas de trabalho do autor.
Além da ornamentação temática do ambiente, os chorinhos interpretados por Genilson Pontes, na flauta, e por Percy Marques, no violão, animaram os presentes. Coincidentemente, o lançamento da obra aconteceu no mesmo dia do sorteio dos grupos para a primeira fase da Copa do Mundo, deixando o clima ainda mais esportivo.
Israel é auxiliar administrativo da Biblioteca Central e sociólogo pós-graduado em Administração Esportiva. Seu livro foi fruto da monografia feita durante sua especialização, cursada na Católica, sobre a orientação da Profª Drª Carla Patriota. “A inspiração para o livro veio da própria monografia, onde eu percebi que os seguidores da doutrina da Assembleia de Deus resolveram assumir que gostam de futebol. Fiquei curioso para saber por que e quais elementos contribuíram para eles assumirem sua paixão, sem deixar a doutrina da sua igreja”, afirmou Israel.
O livro também traz discussões a respeito da influência da televisão, do estímulo às mudanças socioculturais recebidas pelo acesso amplo e rápido de informações e do crescente avanço do fenômeno da secularização, que tem alterado profundamente as tradições das organizações humanas.
“A bola, a televisão e o púlpito” pode ser encontrado à venda na loja da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa), por R$ 20. A obra também está disponível para empréstimo domiciliar na Biblioteca Central da Unicap.