ISMEP recebe alimentos arrecadados pela Fasa

Por Isadora Crespo, Larissa Vasconcelos, Luiza Fruet e Marcela Coutinho

Durante a comemoração do Dia da Árvore (21 de setembro), promovida pela Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa), foram arrecadados alimentos não-perecíveis para o Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), que possui projetos sociais como o Praiar, voltado ao atendimento à infância e ao adolescente. As arrecadações foram entregues nesta quarta-feira (04) às representantes do Instituto, as Irmãs Graça e Eufrásia.

A Irmã Eufrásia, responsável pelo setor financeiro, afirma que essas doações são muito importantes, tanto de alimentos, como de dinheiro e roupas e calçados. A instituição recebe crianças pela manhã e tarde, que realizam duas refeições por turno, além da manutenção, equipamentos e dos funcionários.

A instituição está atuando desde 1971 e hoje conta com o atendimento de núcleos familiares das comunidades da Maré e do Bode, tendo como objetivo principal o atendimento aos jovens em situação de risco e suas famílias, além de reforçar uma conscientização de valores. Como a Irmã Graça afirmou, “alguém tem que ser amado por alguém”. Já fazem 5 anos desde que os adolescentes que passaram pelo local não se submetem à vida do crime, drogas e prostituição. Segundo a Irmã Eufrásia, esse trabalho da instituição não só afeta a vida daqueles que se encontram no ISMEP, como o da sociedade no geral, já que acaba ajudando na diminuição de crianças e adolescentes nas ruas.

A parceria da Unicap com o ISMEP não é de hoje. Uma série de projetos em diversas áreas já foi realizada. O curso de Pedagogia esteve na Comunidade do Bode para a Oficina de Histórias escritas com agulha, linha, pano, fitas, botões e consciência socioambiental. O mais recente foi o  projeto de extensão “Jogos Lúdicos para Idosos”, que atendeu cerca de 40 idosas e foi promovido pelos professores e alunos dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia. Além do apoio dado pelo curso de Psicologia, que oferece acompanhamento no Instituto.

ISMEP:

Rua Artur Lício, 221 – Pina