Boletim Unicap

Interpretação das Escrituras é tema do segundo dia do curso de catequese bíblica

Ascensão e pentecostes. A interpretação da Bíblia à luz desses e outros acontecimentos guiou o segundo dia do curso de catequese bíblica promovido pelo programa Universidade Não Tem Idade. Cerca de 30 pessoas, entre leigos e religiosos, participaram da aula, ministrada pelo Padre Cláudio Sartori, diocesano de 68 anos.

Padre Sartori acredita que a leitura da Bíblia de forma exterior, sem a compreensão simbólica leva a interpretações pessoais dos textos. Para ele as cruzadas, guerras, e outras formas de violência são resultantes destas compreensões errôneas. “Se Deus é amor, como pode matar?”, questiona o religioso.

Entre os participantes estava a professora Miriam Salgado, 68. Ela faz parte da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Madalena, e busca no curso subsídios para implantar a catequese de adultos na comunidade.

Padre Sartori ressaltou a importância do catequista ensinar algo que é presente na vida dele, e não tratar as narrativas bíblicas como fatos passados. “A Bíblia não é acontecimento do passado, porque Deus não tem tempo, ele sempre realizou aquelas obras e continua a realizar”.

Os participantes do curso puderam aprender também sobre a simbologia presente nas celebrações. O Padre explicou que devemos compreender a razão de tudo que acontece no rito da missa, pois todos os movimentos têm uma fundamentação.

Bem humorado, Padre Sartori brincou com o fogo citado em Pentecostes. “Será que aquele fogo na cabeça dos apóstoos não queimava? Quando eu era criança e via a careca do padre eu achava que era o cabelo queimado pelo fogo do Espírito, aí eu vi que a os frades tinham uma careca maior, mas que fogo…” Sartori alerta que não podemos interpretar a Bíblia como crianças pequenas, que aceitam passivamente tudo que lhes é dito. Ele diz que é preciso visualizar as leituras dentro do contexto social em que foram escritas, a fim de se evitar interpretações ambíguas.

O curso de catequese bíblica segue às sextas-feiras até o dia 18 de junho. Informações sobre este e outros cursos do programa Univeridade Não Tem Idade pelos telefones 2119-4140 e 2119-4146 , ou na Pró-Reitoria Comunitária, situada no hall do bloco B da Católica.

Leia também:

Minicurso sobre catequese bíblica teve início nesta sexta-feira

print

Compartilhe:
One Comment

Deixe um comentário