Intercâmbio do curso de Arquitetura com a Bélgica desenvolve projetos na Ilha do Joaneiro

Professores e alunos do curso de Arquitetura da Unicap estiveram reunidos no Pavilhão Maker para a segunda edição do workshop do Conexão Recife Antuérpia. A iniciativa é fruto de um intercâmbio promovido entre a Unicap e a universidade daquela cidade belga. Durante o evento, seis equipes formadas por estudantes das duas instituições apresentaram projetos de assistência técnica em Arquitetura para famílias da comunidade da Ilha do Joaneiro, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife.

A estudante belga Anna Devis disse que a imersão na comunidade representou para ela uma troca muito mais interessante do que observar o cotidiano urbano de grandes bairros com carros na rua ou edifícios. “Eu realmente tive uma experiência muito boa que superou minhas expectativas. Eu esperava uma comunidade em piores condições, mas encontrei uma comunidade muito legal, informal e bastante acolhedora. Eles fechavam becos com grades para tornar a área mais segura para as crianças. Então eu vi muitas crianças brincando, cachorros circulando e donas de casa estendendo roupa levando uma vida normal”, observou.

O professor Múcio Jucá entre Marleen Goethals (azul) e Johan de Walsche (à esquerda).

Coordenados pelos professores Lula Marcondes, Múcio Jucá e com a participação das professoras Andrea Stoch e Carmem Cavalcanti, os grupos elaboraram plantas que propõem melhorias nas residências já existentes. Houve trabalhos focados em soluções emergenciais, já que a situação de alguns imóveis apresentava vulnerabilidade.

“A ideia é desenvolver propostas ajustando realidade de custo aos anseios dos proprietários para se chegar a um resultado viável. Agora vamos elaborar uma campanha de mobilização de empresas e construtoras para entrarem como parceiros”, explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, professora Paula Maciel.

Marcone e o professor Lula Marconde

A ação contou ainda com a participação de dois professores da Universidade da Antuérpia, Marleen Goethals e Johan de Walsche . “Eles contribuiram com metodologias ativas já aplicadas em trabalhos realizados no Suriname”, disse a diretora do Centro de Ciência e Tecnologia e também professora do curso de Arquitetura da Unicap, Andréa Câmara.

Neste sábado (19), os professores e alunos apresentaram os projetos aos próprios moradores. “Quero parabenizar toda a equipe que nos deu este suporte, conhecendo a comunidade, as dificuldades da população. Os projetos ficaram maravilhosos, cada um melhor que o outro. Pra gente foi um prazer imenso receber esse pessoal capacitado. Com toda certeza vamos ter um grande aproveitamento”, afirmou o líder comunitário Marcone Albuquerque.