Instituto Inclusivo Sons do Silêncio participa do Quinta em Ritmo e Poesia na Unicap

FOTOS: Marcela Dubourcq

Na noite desta quinta-feira (01/06), os alunos que circulavam pelo hall do Bloco G na Unicap puderam acompanhar uma apresentação especial promovida pelo projeto “Quinta em Ritmo e Poesia”, organizado pela professora do curso de Letras Haidée Camelo. Com o objetivo de exaltar a cultura e a música popular brasileira, o evento contou com a participação dos integrantes do Instituto Inclusivo Sons do Silêncio.

O Instituto Inclusivo Sons do Silêncio é um projeto pioneiro no Brasil. Fundado há 7 meses pelo pedagogo Carlos Alberto, o projeto tem o objetivo de criar a primeira Banda Filarmônica Inclusiva do Brasil, através da alfabetização de crianças, jovens e adultos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e em Braile, quebrando paradigmas na construção de uma educação construtivista e contribuindo para o desenvolvimento e a inclusão dessas pessoas na sociedade. O Sons do Silêncio é um dos 50 projetos incubados pelo Porto Social, uma aceleradora e incubadora de ONGs, projetos e negócios sociais.

O convite para participar do “Quinta em Ritmo de Poesia” surgiu dos alunos do 3º período de Ciências Contábeis Mirella Lima, Millena Santos, Aucidésio Paixão, Igor Farias e Luiz Fernando Carvalho, orientados pela professora da disciplina de Fundamentos da Administração, Karla Theonila Vidal M. Freitas. No 1º período do curso, eles foram alunos da professora Haidée Camelo, na disciplina de Português Instrumental I (LET1056) e, através de diversas conversas com a professora, puderam desenvolver este trabalho como parte integrante da nota do 2ºGQ da disciplina de Fundamentos da Administração (ADM1041).

De acordo com Mirella Lima, além de contribuir para a conclusão do trabalho da equipe, a apresentação do Instituto Inclusivo Sons do Silêncio nesta noite serviu para dar visibilidade ao projeto. “Lincamos o nosso interesse em realizar o nosso trabalho com o deles: de realizar uma apresentação para os alunos da Universidade”, pontuou.

Confira os melhores momentos da apresentação:

Glaicy Karine (de óculos) e Catarina Nascimento

Messias (guitarra) e Carlos Alberto (saxofone)