Instituto Humanitas Unicap promove minicurso sobre subjetividade, ética e cultura

Subjetividade, Ética e Cultura na Contemporaneidade. Esse foi o tema abordado no minicurso promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, de quarta (18) a sexta-feira (20), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas. A mestre em filosofia pela UFPE Ângela Baía foi a ministrante.

Baía defendeu que todos esses subtópicos que fazem parte da temática abordada estão interligados. “A ética é criada de acordo com a cultura daquele lugar, assim como a subjetividade está conectada aos dois. Não é possível pensarmos eles sozinhos”, afirma.

Entretanto, de acordo com ela, estamos vivendo uma ética da modernidade, caracterizada pelo consumo e o lucro. Segundo Nietzsche, filósofo citado pela ministrante, isso acontece devido ao niilismo proveniente da desvalorização dos princípios supremos e essenciais para o bem da coletividade. “Fazemos parte de uma cultura cada vez mais individualista”, enfatiza Baía.

De acordo com o conteúdo abordado no minicurso, as alternativas para minimizar os impactos dessa cultura do individualismo seriam a ética da responsabilidade, a ética ecológica e a bioética.