Instituto Humanitas Unicap oferece curso de Desenho Digital e Criação de Produtos para migrantes e refugiados
|Por João Elton de Jesus
O Instituto Humanitas, em parceria com o Programa Pana, da Cáritas, oferece o curso “Desenho Digital e Criação de Produtos” para migrantes e refugiados que vivem no Recife. Essa é mais uma iniciativa no sentido de contribuir para a empregabilidade e renda dessas pessoas.
O curso, que acontece duas vezes por semana no laboratório de CAD da Unicap e terá 60 horas de carga horária, é ministrado por José Ignácio Sánchez, também um migrante Venezuelano. Ignácio que já vive no Brasil há alguns meses, ao saber que outros conterrâneos chegaram em Recife para tentar uma vida melhor, colocou-se à disposição para compartilhar os seus conhecimentos obtidos na sua formação como Design Industrial, ainda quando vivia na Venezuela.
Para João Elton de Jesus, colaborador do Instituto Humanitas “O objetivo desse projeto é que os participantes possam aprender os recursos do programa de desenho digital, para então criar seus próprios projetos de produtos e fabricá-los, de maneira que esses objetos possam ser comercializados e se transformem em renda para essas pessoas. Dessa maneira favorecemos um espaço para autonomia e criatividade dos participantes do curso, que além de venezuelanos também conta com migrantes senegaleses e também brasileiros”.