Instituto Humanitas promove debate sobre a América Latina com os representantes da Ausjal

Os representantes da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (Ausjal)participaram, na tarde desta terça-feira (16), no auditório Dom Helder Camara, de uma roda de diálogos sobre a América Latina. O debate contou com a presença dos reitores da Universidad Antonio Ruiz de Montoya (Peru), Universidad Iberoamericana Ciudad de Mexico (México), Universidad Católica Andrés Bello (Venezuela), Pontificia Universidad Católica do Ecuador (Ecuador), além do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens.

O assessor de Relações Internacionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro, participou da mediação entre os convidados. Ele explicou aos participantes o motivo de escolha pelo auditório para a realização do evento. “Dom Helder Camara foi uma figura extremamente carismática presente na sociedade pernambucana na década de 1980 e a construção e escolha deste nome para o auditório foi uma homenagem da Unicap em reconhecimento a todo o seu trabalho realizado em prol dos mais necessitados”, pontuou.

O Reitor da Universidad Antonio Ruiz de Montoya (Peru), Prof. Dr. Ernesto Cavassa, traçou um panorama sociopolítico enfrentado pelo país ao longo das últimas décadas. Até a década de 1990, a economia peruana era baseada na exploração de minérios como a prata e cobre. Atualmente, o país apresenta uma economia emergente, apostando em uma grande capacidade de diversificação. Contudo, este crescimento econômico pouco interferiu nos indicadores sociais da população. “A redução da pobreza se deu, em grande parte, nos centros urbanos, mas não em áreas rurais e indígenas”, pontuou. Ele ainda destacou o alto índice de mortalidade nas áreas rurais e indígenas, por doenças infectocontagiosas simples, como a pneumonia, tuberculose, dengue e febre amarela. “O Peru cresce economicamente, mas não socialmente”, avaliou.

O Reitor da Universidad Iberoamericana Ciudad de Mexico (México), Padre David Fernández Dávalos, pontuou os dois principais problemas enfrentados pelo país na atualidade: a guerra contra o narcotráfico e as relações com os Estados Unidos na “Era Trump”. “O narcotráfico é um problema enraizado na sociedade mexicana, culminando na morte de inúmeros cidadãos anualmente”, pontuou. Em 2016, dados do Ministério do Governo indicaram a morte de mais de 127 jornalistas no país, relacionados à investigação jornalística contra o tráfico de drogas. “Quando eles matam um jornalista, não matam apenas o jornalista, mas sim uma considerável parcela da sociedade, privada de exercer e gerar a sua opinião acerca dos fatos”, ponderou.

Em 2016, a vitória do candidato republicano Donald Trump ao cargo de presidente dos Estados Unidos reacendeu o clima de incertezas na sociedade mexicana. “O perigo Trump é real”, avaliou o Padre David Fernandez. “Após a posse do cargo, nós estamos observando um aumento de crimes de ódio e agressão contra os latinos, dentro e fora dos Estados Unidos”. Ainda segundo o Padre David Fernandez, desde o início do ano, houve um aumento no número de mexicanos que resolveram retornar dos Estados Unidos, impulsionado com o clima de tensão diante das deportações contra os imigrantes legais, prometidas no discurso de campanha do presidente.

Um panorama da atual conjuntura socioeconômica na Venezuela foi o tema escolhido pelo Reitor da Universidad Católica Andrés Bello (Venezuela), Padre Jose Virtuoso. Nas palavras dele, a chegada de Hugo Chávez à presidência do país marcou o encerramento do ciclo de um grupo de políticos que governava há anos o país. “Chávez desenvolveu a extraordinária capacidade de atingir a população, sendo o intérprete do povo”, avaliou.

“A estabilidade política venezuelana andou lado a lado com a estabilidade econômica até meados de 2013, quando o preço de exportação do barril de petróleo se manteve em torno de 100 dólares”, pontuou o Padre Jose Virtuoso. “Contudo, após a queda do preço do barril, fazendo-o chegar a quase 40 dólares, a estabilidade política e econômica começou a cair”, ressaltou. Atualmente, a Venezuela possui mais de 82% de sua população vivendo na linha da pobreza, impulsionada com a forte recessão econômica enfrentada pelo país.

O Reitor da Pontificia Universidad Católica do Ecuador (Equador), Padre Fernando Clemente Ponce León, elencou as mudanças sociais observadas por ele, ao longo das últimas décadas. A construção de uma boa infraestrutura viária, portuária, ferroviária e de aeroportos, além de criação de mais vagas em universidades, resultou em clima de bem-estar social em uma grande parcela da população. “É claro que muitas mudanças precisam ser feitas, mas eu enxergo um futuro muito próspero para o meu país”, ponderou.

Por fim, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unicap, Prof. Dr. Marcelo Labanca, fez um balanço do cenário político brasileiro para os visitantes. Ele explicou os instrumentos jurídicos utilizados para o episódio de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, além de traçar uma periodização das formas de governo no Brasil. Também comentou sobre as propostas das reforma Trabalhista e da Previdência propostas pelo governo do presidente Michel Temer.