Instituto Humanitas e Espaço Magis Pernambuco promovem Círculos Magis na Unicap

Muitas vezes em um ambiente cheio de coisas para se fazer, metas para se cumprir e cobranças a serem atendidas falta-nos tempo para dar uma pausa, refletir sobre a própria vida e perceber os caminhos que seguimos no nosso dia a dia. Foi pensando nesse contexto que o Instituto Humanitas Unicap, em parceria com Programa Magis, ofereceu o primeiro encontro do Círculos Magis, que tem o objetivo de ser um espaço que ajude a pessoa a olhar para a vida como Dom Gratuito de Deus e utilizá-la, com liberdade, para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Essa atividade direcionada a jovens, mas aberta a todas as pessoas que se identificam ou queiram conhecer mais a espiritualidade inaciana, traz como temática a ser trabalhada durante este ano o lema “Ser Mais Livre”, que busca ajudar as pessoas a ter uma atitude de disponibilidade interior frente a toda a criação, mas também uma atitude de liberdade interior diante do Deus Criador e Amor. Ser mais livre é, ainda, experimentar a docilidade da fé, a qual está associada à experiência gratuita do amor de Deus em cujas mãos a pessoa deseja abandonar-se com confiança.

Nesse primeiro encontro, realizado na tarde de sábado, 27/04, na Capela e nos jardins da Unicap, os participantes refletiram a liberdade que Deus nos oferece a partir da frase de Santo Inácio de Loyola que nos chama a  “Sentir Saborear internamente as coisas” no sentido de olhar com olhos  de misericórdia para a vida e toda a criação e perceber-se inseridos e responsáveis por ela, chamados a escolher a vida e não às ações e caminhos que levem à morte e à destruição.

Após um momento de oração pessoal, os participantes dispostos em círculo, foram convidados a partilhar a sua experiência de contemplação e meditação, tentando identificar o que em suas vidas mais leva para a liberdade, ou seja, para ações de construção de uma sociedade mais justa e fraterna e identificar as ações pessoais e sociais que levam à injustiça e ao não cuidado da casa comum. Ao falar os participantes estruturam melhor em suas consciências e em seus corações aquilo que no dia a dia fica despercebido em meio a tantas coisas, e ao escutar a partilha do outro, cada um pode ver a realidade por outras perspectivas e crescer com a experiência dos demais, formando assim um círculo de amizade e crescimento recíproco.

Acesse o site do IHU (www.unicap.br/ihu) e fique atento às atividades e às próximas datas dos Círculos Magis.