INSTITUTO HUMANITAS APOIA DEBATE SOBRE COMISSÃO DA VERDADE

palestra

Na manhã desta terça-feira, dia 15, das 9h às 12h, no Auditório G1, da Universidade Católica de Pernambuco estudantes do curso de Direito participaram da palestra “Comissão da Verdade e o Desafio da Justiça de Transição”, apoiada pelo Instituto Humanitas da Unicap (IHU), em parceria com os professores da Unicap, Manuela Abath e Manoel Uchôa.

O convidado deste encontro foi o professor Manoel Moraes, da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara. O principal apontamento sobre as investigações feitas pela comissão da verdade foi sua origem e funcionalidade. “A importância da Comissão da Verdade é que ela conta uma história da qual o Estado é o criminoso”, aponta o professor ao citar o período da ditadura no Brasil.

IMG_20150915_111734877

“Não estamos aqui para contar sobre torturas ou valorizar o que aconteceu de mal, estamos aqui pra contar e buscar  instrumentos de efetivação dos direitos para que não se repita, para que não aconteça o que foi uma ditadura militar no Brasil, que sessou a vida de muitos brasileiros”, disse Manoel.

IMG_20150915_112051568_HDR

O momento final foi aberto para perguntas e os alunos puderam esclarecer dúvidas. A mesa estava composta pelos professores da Unicap, Manuela Abath e Manoel Uchôa, que mediaram o debate.