Instituto Humanitas Unicap e Instituto Cervantes vão promover palestra sobre logística reversa nesta terça-feira na Católica

Com informações do Instituto Cervantes

O Instituto Humanitas Unicap e o Instituto Cervantes vão promover, nesta terça-feira (27), às 9h, na  Universidade Católica de Pernambuco, a  palestra “Logística Reversa: Aspectos Estratégicos e Operacionais”, com o professor espanhol Adenso Díaz.

A palestra, em espanhol, será gratuita e aberta ao público em geral. As vagas serão ocupadas por ordem de chegada até a lotação do auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), noprimeiro andar do bloco B.

Saiba mais

A Logística Reversa, bastante difundida na Europa e Estados Unidos, ganhou relevância no cenário nacional com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). A partir daí, segmentos produtivos como os de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e pneus, começaram a ter a necessidade de gerenciar os resíduos dos produtos pós-consumo. Não bastava vender, mas também garantir que o produto, após seu uso, teria o destino adequado para causar o mínimo de impacto no meio ambiente.

Apesar do forte apelo verde, a Logística Reversa não se restringe ao gerenciamento ambiental, mas também afeta a economia, os mercados e qualidade da produção. Um exemplo clássico da Logística Reversa são os recalls, onde as empresas recolhem os produtos fora do padrão.

O professor Adenso Díaz, é catedrático de Engenharia de Produção na Universidade de Oviedo (Espanha) e autor do livro “Logística Reversa e Meio Ambiente (Logistica Inversa Y Medio Ambiente – Ed McGraw Hill)”. Atualmente, ele desenvolve trabalhos na logística de alimentos e desperdícios gerados no consumo, inclusive, tem colaborado com a pesquisa sobre gestão de resíduos, coordenada pela Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.

Com mais de 60 artigos científicos publicados em jornais internacionais, Diaz pretende, através de sua experiência, ajudar na compreensão da diversidade, praticidade e importância da Logística Reversa para um país como o Brasil.

Mais informações com o Instituto Cervantes, pelo telefone (81) 3334-0450 ou do e-mail: cenrec@cervantes.es.

Serviço: Palestra: Logística Reversa, Aspectos Estratégicos e Operacionais
Data: 27/08/2013 (terça-feira)
Hora: 9h
Lugar: Auditório do CTCH -1º andar do Bloco B da Unicap Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista, Recife – PE)