Instituto Cervantes promove nesta sexta-feira palestra a interessados em estudar na Espanha

O Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha em Brasília anunciaram uma iniciativa conjunta para oferecer palestras aos interessados nas bolsas de estudos que o governo brasileiro oferece a universitários que desejam se especializar em universidades do país ibérico.

Nas palestras, que acontecerão em diversas cidades do Brasil, serão divulgadas informações sobre os cursos das universidades espanholas, os trâmites para concorrer às bolsas e os testes de domínio do espanhol necessários para ser admitido. No Recife, a palestra será nesta sexta-feira (01/11), das 14h às 15h, no Instituto Cervantes do Derby. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

A iniciativa visa auxiliar os brasileiros interessados em estudar na Espanha com apoio do Programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa do governo federal que concede bolsas para as principais universidades do mundo.

O programa prevê o intercâmbio de 101 mil estudantes brasileiros ao exterior até 2014.

Segundo fontes da embaixada espanhola em Brasília, a Espanha é o terceiro país que mais recebeu universitários do programa Ciência sem Fronteiras.

Nas universidades espanholas se especializaram nos dois últimos anos 2.280 brasileiros.

A iniciativa do Instituto Cervantes procura atender especificamente os interessados nas bolsas de estudos oferecidas no edital publicado dia 14 de outubro pelo Programa Ciência sem Fronteiras para cursos de até seis meses em universidades selecionadas pela Fundação para a Projeção Internacional das Universidades Espanholas.

O primeiro passo para conseguir essas bolsas de estudos é a obtenção do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE).

A instituição abriu um prazo até 5 de novembro para que os interessados se inscrevam na prova de avaliação do idioma que garante a obtenção do diploma.

“Os resultados das provas estarão disponíveis antes de 23 de dezembro, prazo final para o envio de documentação para a bolsa de estudos“, informou o Cervantes. Maiores informações através do telefone (81) 3334-0450.

Serviço (RECIFE):

Palestra de Orientação sobre Ciência sem Fronteiras e DELE

Data: 01/11/13

Hora: 14h às 15h

Lugar: Instituto Cervantes do Recife (Av. Agamenon Magalhães, 4535, Derby)

Entrada: Gratuita