Instituto Cervantes promove curso de espanhol para jornalistas
|Com o objetivo de introduzir a linguagem jornalística espanhola, assim como os gêneros e subgêneros da profissão na língua, características, realidades e esperanças para o futuro do jornalismo, o Instituto Cervantes, recém-conveniado à Universidade Católica, realiza, a partir do dia 15 de abril, curso de espanhol iniciante para jornalistas. Ainda há tempo para os interessados se inscreverem na turma que deve ter, no máximo, 15 pessoas com carga horária 30 horas/aula.
A metodologia, aplicada pela jornalista formada na Universidade Ramón Llull de Barcelona e professora do Instituto Cervantes, Begoña Esquibil, será dividida em seminários, aulas expositivas, fóruns de debates e sessões práticas.
O programa de aulas é dividido em três partes. A primeira, os alunos conhecem gêneros e subgêneros jornalísticos da Espanha e os comparam aos do Brasil, com elaboração reportagens próprias. Na segunda fase, os matriculados reconhecem a televisão como meio de massas, aumentam a capacidade crítica e oral no discurso televisivo. Já na terceira etapa, o curso possibilita a crítica do aluno à realidade jornalística e conscientiza os presentes sobre a importância do domínio da língua para transmitir e criar opinião sobre determinado fato e/ou assunto.
Como bibliografia, o curso vai trabalhar com o “Artículo de Alfonso Sancho Rodríguez, lenguaje periodístico”; “Revista Latina de Comunicación Social. Octubre 1999 nº 22”; “Manual de estilo de El País, 1996” e o “Novo Manual de Redação da Folha de São Paulo”. O público-alvo são jornalistas e estudantes da área.
Outras informações:
Instituto Cervantes do Recife
Av. Governador Agamenon Magalhães, 4535 – Derby – Recife – PE
Tel./Fax: (81) 3334.0450 – http://www.recife.cervantes.es – cenrec@cervantes.es