Instituto Cervantes elabora provas para os candidatos do Ciência sem Fronteiras

A partir da próxima segunda (10), os interessados em conseguir uma bolsa de estudo na Espanha, através do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), poderão se inscrever para uma avaliação exclusiva de nível de espanhol, elaborada pelo Instituto Cervantes.

A avaliação é uma das possibilidades para comprovar o nível B1 de proficiência na língua espanhola, exigido pelo programa. Só há duas opções de comprovação aceitas para a graduação sanduíche na Espanha: essa avaliação ou os DELE (Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira).

Uma vantagem da avaliação extra é que o candidato já terá o resultado enviado ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) dia 31 de janeiro de 2013, enquanto as próximas provas para conseguir os DELE só acontecem em maio do ano que vem.

A avaliação consta de duas partes: a primeira é um teste online gratuito e seletivo e a segunda, uma avaliação presencial, realizada apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa, no valor de R$ 160,00. A parte presencial poderá ser realizada nos Institutos Cervantes ou nos centros autorizados e o candidato fará a opção pelo local e o pagamento da taxa online após o resultado da primeira etapa. O site para a inscrição será divulgado pelo Instituto Cervantes próxima segunda, mas os candidatos podem escrever um e-mail para cenrec@cervantes.es solicitando o link.

Pensando nos que desejam se preparar, o Instituto Cervantes de Recife abriu inscrições de um intensivo voltado para essa avaliação. As aulas, de segunda à sexta, começam próximo dia 10 e há a possibilidade do turno da manhã ou tarde. O investimento no curso de 30 horas pode ser dividido em duas parcelas de R$ 246,00 e há descontos para pagamentos à vista, alunos do Instituto e parceiros, como Unicap, OAB e UFPE.

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, a avaliação especial e os DELE, o candidato pode consultar o Instituto Cervantes de Recife no telefone: (81) 3334-0450, através do e-mail: cenrec@cervantes.es ou acessando a página: www.recife.cervantes.es.

______________________________