Instituições de Ensino Superior Jesuítas se prepararam para unificação da província

Padre Klein e Padre Palacio coordenaram os trabalhos

A criação da Província Jesuíta Única do Brasil vai provocar mudanças nas Instituições de Ensino Superior ligadas à Companhia de Jesus. A importância do papel universitário na Missão foi o ponto de partida do encontro que começou hoje (13) e seguirá até esta sexta-feira (14) na Universidade Católica de Pernambuco. Além de reitores, a reunião comandada pelo Provincial do Brasil, Padre Alfonso Palacio, conta com as presenças de colaboradores da PUC-RJ; FEI-SP; Faje-MG; Unisinos-RS; e da Escola Superior Dom Helder Camara-MG. Entre os pontos debatidos hoje à tarde pelos 22 participantes, está a construção de um conceito de rede que interligará essas instituições.

Os participantes se organizaram em grupos

Prof. Luciano (Unicap); Prof. Marcelo Pavanello (FEI); Padre Jaime (Unicap); Prof. Geraldo de Mori (Faje); e Prof. Francisco Ivern (PUC-RJ)

Padre Paul (PUC-RJ) ao lado de Padre Pedro (Reitor da Unicap); Pedro Gilberto (Unisinos – a direita)
Marcelo Aquino, reitor da Unisinos

“Nós temos um grande desafio de repensar a Companhia de Jesus no Brasil com esse novo paradigma”, diz o Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Padre Marcelo Aquino. Segundo ele, essa nova concepção passa pela questão do planejamento estratégico da Unisinos. O projeto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é transformá-la numa universidade global de pesquisa até o ano de 2025, com a criação de quatro institutos tecnológicos. São eles: o de Segurança Funcional; Nutracêutica (que envolve estudos nas áreas de nutrição e farmácia); Engenharia Civil; e Semicondutores (peças usadas em smartphones e outros equipamentos eletrônicos).

Fábio do Prado, reitor da FEI

Para o Reitor do Centro Universitário de Engenharia Industrial (FEI), Prof. Dr. Fábio do Prado, o sucesso da transição para a Província Única passa pela formação de opinião dos professores e colaboradores. “As pessoas têm que estar bem informadas. A comunidade da FEI sabe o que está acontecendo e o ‘senso de pertença’ a esse processo está sendo bem positivo”, avaliou. Ele explica ainda que aliado a esse momento estão ações estratégicas como o diálogo comunitário; aproximação da pesquisa do setor produtivo; e iniciativas de internacionalização de alunos e professores.

Padre Vitório, reitor da Faje

Quem também se mostrou entusiasmado com a renovação do sistema político, jurídico e administrativo da Companhia de Jesus no Brasil foi o Reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), Padre Jaldemir Vitório. Ele explica que a instituição, instalada na década de 1980 em Belo Horizonte, já nasceu com essa nova concepção porque sempre esteve ligada diretamente ao Provincialado Brasil. “Podemos considerar a Faje como a primeira grande obra da Província porque ela já nasceu com esse caráter interprovincial”.

A reafirmação da vocação comunitária das entidades jesuítas de ensino também esteve entre as questões debatidas na reunião. Um exemplo citado foi o da PUC-RJ, que lançou um vestibular no estilo ‘olimpíadas’. Os candidatos que tiverem bom desempenho para os cursos de matemática, física ou química não conquistarão apenas a vaga, mas também bolsas de estudos integrais.   Serão contemplados os dois melhores colocados em cada uma dessas três áreas. Os detalhes podem ser conferidos no www.puc-rio.br/desafios.