Boletim Unicap

Instalação inaugurada na Católica questiona relação entre os Estados Unidos e Cuba

Foi inaugurada nesta terça-feira (08), no salão receptivo da Universidade Católica de Pernambuco, a instalação “A paz americana volta a Cuba”. A intervenção artística criada pelo Prof. Dr. Janilto Andrade tem o objetivo de discutir a relação entre os EUA e Cuba. O professor teve o apoio da coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Janaina Calazans, do assessor de Relações Internacionais da Unicap, Thales Castro, e do professor Móises Germano.IMG_20150908_113554531_HDR

A inauguração foi prestigiada por diversos alunos do curso de Publicidade e nesse primeiro contato com a instalação eles puderam ouvir dos professores envolvidos o sentido da intervenção no campus da Universidade. “Quando se escuta falar que os EUA são amigos ou que o senso humanitário americano agora abriu-se para Cuba, nada mais é que um discurso ideológico, e, não é nada disso. É simplesmente a abertura de um novo mercado para os Estados Unidos. O mundo hoje é um grande mercado fatiado e Cuba é um novo campo”, explicou o professor Janilto.

Cada visitante recebeu um texto produzido pelo Prof. Janilto Andrade ironizando e, ao mesmo tempo, explica essa nova relação entre os países. Veja na íntegra o texto:

EUA decidem “levar papai Noel”  para shoppings cubanos…

Esta instalação fala aquilo que não é revelado. Não se trata, aqui, de demonstrar simpatia ou antipatia por esta ou aquela sociedade. Igualmente, não se pretende reativar os tempos da Guerra Fria – o que seria uma impropriedade, uma vez que, segundo o barbudo cujo nome ainda põe certo pânico nas “hostes burguesas” e na classe média, a história se repete como farsa. Não nos interessa o maniqueísmo tacanho que, a depender do olhar de cada um, pôs o mundo dividido em duas partes, assim: o capitalismo é bom o socialismo é mau; ou vice-versa. Como sabemos, houve um predomínio, na maioria dos países periféricos, da visão da bondade americana e da maldade cubana. Não se pretende reacender esta querela. Desejamos, apenas, deixar evidente isto: se Washington decidiu reaproximação com a Ilha de Fidel, não é que os americanos sejam bonzinhos, solidários, humanitários, salvadores do mundo. É apenas uma questão de mercado. Por que não se diz isto abertamente? Por que as encenações de solidariedade, de irmandade…? O grande bolo do mercado mundial, até bem pouco tempo, era deglutido quase somente pelos ianques. Agora, esse bolo é cortado em fatias cada vez menores. Por que não vender aos cubanos? Por que desperdiçar um potencial mercado tão perto? E Cuba está sedenta por ipad, android, facebook, facebook, whatsapp, telas 3d etc. É apenas isto. Tão simples e tão verdadeira esta história: os EUA decidem “levar Noel” para shoppings cubanos.

Prof. Dr. Janilto Andrade – Católica  – Publicidade e Propaganda

IMG_20150908_105036935_HDR IMG_20150908_105125722 IMG_20150908_105152498 IMG_20150908_105205677_HDR IMG_20150908_112032788_HDR

A instalação estará aberta para visitação do dia 08/09 a 13/09 das 8h às 22h, no salão receptivo da UNICAP.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário